Na semana passada, falamos do hacker que expôs falhas gravíssimas de segurança em aeronaves e mostrou que é possível controlar um avião com o smartphone. Agora, vamos abrir a semana com uma notícia semelhante, mas bem mais próxima de nós: há uma suposta falha semelhante nos trens do Metrô de São Paulo.

Esse seria o assunto da palestra Como paralisar uma linha de trem em São Paulo, que aconteceria no HackingDay, no último sábado. Ela seria ministrada por uma pessoa conhecida apenas como Mister M, mas foi cancelada por ordem do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Na notificação, consta “perigo de desastre ferroviário, incitação ao crime e praticar sabotagem”.

Créditos: Blog Ponto De Ônibus

Segundo a postagem que anunciava a palestra, a tal falha permitiria causar atrasos nos trens, o que poderia, por exemplo, tornar a abertura da Copa do Mundo em 2014 um fracasso. Gustavo Lima, o dono do blog Coruja de TI, disse ter conversado com o palestrante e ficado assustado com a teoria por ela ser perfeitamente plausível.

Nada foi dito sobre a possibilidade de controlar a velocidade e o sentido de deslocamento dos trens, o que poderia causar uma enorme tragédia. A palestra, lógico, não ensinaria o passo a passo de como utilizar um netbook para instaurar o caos nas linhas do metrô. Mas, ainda assim, Lima e Mister M foram impedidos de comentar o assunto.

De acordo com o blog, a palestra será apresentada para o governador Geraldo Alckmin e autoridades competentes. Afinal, quem descobriu a falha não tem intenção de fazer atentados terroristas, mas de mostrar como o sistema tem falhas graves de segurança e prevenir os problemas que possam ocorrer caso esse conhecimento caia nas mãos erradas. Tentamos entrar em contato com Lima para saber se a reunião já está marcada, mas ainda não obtivemos resposta – sem querer ser negativa, mas já sendo, dificilmente teremos.

Com informações: Gizmodo Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados