Início » Arquivos » Internet » Google lança ferramenta para lidar com os dados da sua conta depois que você morrer

Google lança ferramenta para lidar com os dados da sua conta depois que você morrer

Paulo Higa Por

Dizem que a única coisa que podemos ter certeza na vida é que um dia iremos morrer. Mas o que vai acontecer com a nossa vida digital quando batermos as botas no mundo real? O Google lançou hoje uma ferramenta que ajuda o usuário a planejar sua morte virtual: no Gerenciador de contas inativas, é possível especificar o que o Google deve fazer com seus dados após um determinado período de inatividade.

Nesta página, você define um limite de tempo para a sua conta, que pode ser de três, seis, nove ou 12 meses. Se a conta não for acessada nesse período, dá para programar duas coisas: escolher até dez pessoas de confiança para compartilhar as informações (evitando a perda daquelas fotos preciosas no Google Drive e vídeos no YouTube) e/ou, opcionalmente, deletar todos os seus dados de forma definitiva.

google-gerenciador-contas-inativas

Um mês antes da exclusão da conta, o Google enviará um email ou mensagem de texto avisando da inatividade. As pessoas que você adicionou como “contatos confiáveis” para terem acesso às suas informações poderão fazer o download dos dados por três meses, provavelmente através do Google Takeout.

O Gerenciador de contas inativas suporta os principais serviços do Google, incluindo Blogger, Google+, Drive, Gmail, Latitude, Pages, Picasa, Reader, Voice e YouTube. Com a nova ferramenta, o pessoal de Mountain View espera “deixar a vida mais fácil para seus entes queridos depois que você se for”. Então tá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Roder Ferreira

O facebook tem um recurso parecido com o do Google, só não me lembro o nome

Thanara Corrêa
Adorei o serviço, até porque quando minha irmã com 21 anos faleceu, fui eu que tive que deletar e desativar todas as contas dela, acho super chato.
goo_dsd
Legal agora vou morre tranquilo. Deletar tudo dos servidores google "bem que poderia deletar o facebook junto" acho chato nego ficar postando foto de sacanagem no seu mural e te marcando em coisa "educativas" sem você esta vivo para moderar tal conteúdo.
Alan Silva
xvideos.com shaushauhsuahus
Felipe Goulart
Agora posso morrer tranquilo hahah
twi_21171664
ótima ideia, mas mórbida demais pra eu conseguir aderir :(
Eduardo Schrödinger
"Só sei que nada sei", haha
Eduardo Schrödinger
hahahaha Imagina então se incluir o histórico de navegação :-o
Rafael Machado de Souza
segundo Descartes não..., hehe
Lekynus Sama
uma especie de video testamento que já é oferecido em outros paises?
maxgiudice
A única certeza que temos na vida é a "morte"...sem dúvida...
Paulo Costa
Interessante, acabei de configurar aqui a inatividade da conta. Meio mórbido, mas útil. Eu tenho uma pasta na capa dos meus documentos pessoais com minha apólice de seguro de vida e dados financeiros (contas de bancos, aplicações, etc.), nem sei como funcionam essas coisas, deve ser uma burocracia chata... mas nunca se sabe, melhor prevenir.
Paulo Costa
Tem alguns "favoritos" que só na minha memória... (mesmo com computador pessoal, prefiro não arriscar hehe)
Claudio H.
Idéia legal... ninguém gosta de pensar nisso, mas hoje em dia deve-se levar em consideração que produzimos e armazenamos muito conteúdo pessoal online, é uma boa forma de ajudar o usuário a decidir o que fazer com ele após sua própria morte. Uma outra idéia "bacana" seria um serviço no Youtube como uma espécie de "vlog de adeus", onde, se o usuário não acessasse sua conta por um certo período de tempo, seu canal começasse a soltar vídeos previamente gravados (obviamente) dele se despedindo da família, contando aquela bomba, etc. Seria interessante... e mórbido... :P
Burnerman_X
Google Coffing.
Exibir mais comentários