Google lança ferramenta para lidar com os dados da sua conta depois que você morrer

Paulo Higa
Por

Dizem que a única coisa que podemos ter certeza na vida é que um dia iremos morrer. Mas o que vai acontecer com a nossa vida digital quando batermos as botas no mundo real? O Google lançou hoje uma ferramenta que ajuda o usuário a planejar sua morte virtual: no Gerenciador de contas inativas, é possível especificar o que o Google deve fazer com seus dados após um determinado período de inatividade.

Nesta página, você define um limite de tempo para a sua conta, que pode ser de três, seis, nove ou 12 meses. Se a conta não for acessada nesse período, dá para programar duas coisas: escolher até dez pessoas de confiança para compartilhar as informações (evitando a perda daquelas fotos preciosas no Google Drive e vídeos no YouTube) e/ou, opcionalmente, deletar todos os seus dados de forma definitiva.

google-gerenciador-contas-inativas

Um mês antes da exclusão da conta, o Google enviará um email ou mensagem de texto avisando da inatividade. As pessoas que você adicionou como “contatos confiáveis” para terem acesso às suas informações poderão fazer o download dos dados por três meses, provavelmente através do Google Takeout.

O Gerenciador de contas inativas suporta os principais serviços do Google, incluindo Blogger, Google+, Drive, Gmail, Latitude, Pages, Picasa, Reader, Voice e YouTube. Com a nova ferramenta, o pessoal de Mountain View espera “deixar a vida mais fácil para seus entes queridos depois que você se for”. Então tá.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados