Início / Arquivos / Brasil /

FIFA escolhe GoalControl-4D para monitorar gols na Copa das Confederações

Sistema conta com 14 câmeras monitorando os dois gols.

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A FIFA, instituição responsável por organizar os variados torneios de futebol no mundo, anunciou ontem sua escolha de empresa que vai monitorar gols na Copa das Confederações. Chamado GoalControl-4D, a tecnologia é de uma empresa alemã do mesmo nome e foi escolhida, segundo a FIFA, pela capacidade que ele tem de se adaptar ao sempre inconstante clima brasileiro. Ao todo, quatro companhias disputavam a atenção da FIFA.

GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.

GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.

O sistema é composto de 14 câmeras ao todo (7 para cada gol) que monitoram a bola o tempo inteiro, além de um relógio inteligente que fica no pulso do juiz da partida. Assim que a bola ultrapassa a linha do gol, um sinal criptografado é enviado para o relógio do juiz e um aviso é mostrado. Segundo o site da empresa, o GoalControl-4D usa câmeras de alta velocidade e foi especialmente projetado para funcionar com qualquer bola, qualquer gol e qualquer gramado.

Veja o sistema em funcionamento no vídeo abaixo


(Vídeo no YouTube)

O sistema será implementado em todos os estádios em que a Copa das Confederações acontecem. Isso inclui as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O sistema também será usado na Copa do Mundo, em 2014, então até o ano que vem ele deverá ser instalado nos demais estádios.

A competição está agendada para começar no dia 15 de junho, com uma partida entre Brasil e Japão no Estádio Nacional, em Brasília. Antes disso, um evento teste fechado para o público será realizado no Maracanã, no dia 27 de abril.

Com informações: BBC.