Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Chrome vai usar motor de renderização próprio, o Blink

Chrome vai usar motor de renderização próprio, o Blink

Blink terá código aberto e será baseado no WebKit.
Opera também usará o motor desenvolvido pelo Google.

Paulo Higa Por

Surpresa do dia: o Google acabou de anunciar que o Chrome deixará de usar o WebKit para adotar o Blink, um novo motor de renderização de páginas de código aberto. Com a mudança, o Google pretende reduzir a complexidade no desenvolvimento do navegador. Além disso, como o código será mais enxuto, o Chrome poderá ser mais estável e apresentar menos falhas.

O WebKit, que também é usado pelo Safari e futuramente seria adotado pelo Opera, foi lançado em 2003 e estava no Chrome desde a primeira versão anunciada pelo Google, em setembro de 2008. O Google afirma que, como o Chrome usa uma arquitetura de múltiplos processos, diferente de outros navegadores baseados em WebKit, a complexidade no código do motor estava afetando o desenvolvimento do navegador.

E o que isso muda para os desenvolvedores web? Como o Blink é baseado no código-fonte do WebKit, ele não deve causar muitas dores de cabeça, pelo menos no início. Para os desenvolvedores do Chrome, haverá grandes mudanças: inicialmente, o Google planeja excluir mais de 7 mil arquivos e 4,5 milhões de linhas de código (!) do WebKit. E como eles não precisarão mais depender da comunidade do WebKit, terão mais liberdade para inovar.

“Esta não foi uma decisão fácil. Sabemos que a introdução de um novo motor de renderização pode ter implicações significativas para a web”, diz Adam Barth, engenheiro de software do Google. Ele acredita que, se tivermos várias engines diferentes, isso vai estimular a inovação e trazer benefícios para toda a web. E, bem, nós já aprendemos na prática como é ruim quando um navegador ou engine detém um monopólio.

No blog oficial do Chromium, o Google se compromete a colaborar com outros navegadores para manter a compatibilidade com os padrões web. Todos os detalhes sobre o Blink estão disponíveis neste documento. O Opera, que já havia anunciado a mudança para o WebKit, também passará a usar o Blink.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Márcia Ferreira
O Webkit é da Apple (codigo aberto) o novo blink vai usar o webcore do webkit, ou seja se você usa o chrome está usando um safari sem os recursos do safari, a google não cria nada apenas copia e adapta, eles são a grandes sangue-suga da informática, pior que a MicroSoft que apenas roubava a ideia. o Android é o linux.
Rafael Vinicio
aqui também... menu do botao direito ja ta de cara nova
Thanara Corrêa
E já começou então com as atualizações né? Percebi mudanças no meu de ontem pra hoje.
Bruno Rodrigues
só quero ver o que essa mudança realmente vai nos afectar e se o Chrome ainda será o navegador mais rapido
YanGM
Na verdade, a culpa é nossa por usar algo que não foi oficializado...
YanGM
E eu nunca disse que ele suportava. Outra coisa, nunca vi o chrome sendo padrão em nenhuma imagem de fábrica do Galaxy Nexus, pelo contrário, vinha sem Chrome.
Guilherme Harrison
já vi tudo: transition: ... -webkit-transition: ... -o-transition: ... -ms-transition: ... -moz-transition: ... -blink-transition: ... que mais, esqueci algum?
zxmarcos
A empresa mais interessada em padrões na internet é o google, o chrome é o navegador que mais implementa os padrões de html5, é o mais rápido na maioria dos testes, é estável, quer mais alguma coisa... é até pecado compara-lo a um lixo como o ie...
Hawk
Você precisa de um dicionário funcionando também.
jonas klein
Eu só espero que aquele sistema de tradução automática do chrome volte a funcionar direito, pois pra min faz messes que ele só funciona quando quer, e quando funciona as vesses a tradução da pagina não e completa.
David M.
HAHHAHAHAHAHA Cadê +1? )=
Kessler
Não, o Chrome para Android NUNCA suportou flash. A Adobe parou de atualizar o Flash justamente quando o Google anunciou que o Chrome seria o navegador padrão do Jelly Bean.
Leandro Marques
Hahahaha. Boa!
Hawk
Já existe algum navegador usando o Blink? Gostaria de testar.
YanGM
2
Exibir mais comentários