Início » Arquivos » Brasil » Claro, Oi, TIM e Vivo anunciam rede 4G única

Claro, Oi, TIM e Vivo anunciam rede 4G única

Operadoras prometem muita qualidade compartilhando as mesmas antenas

Avatar Por

As maiores operadoras de telefonia do Brasil acabam de anunciar que vão compartilhar integralmente a infraestrutura para instalação da rede 4G, que está sabidamente atrasada. Os presidentes da Claro, Oi, TIM e Vivo se reuniram com alguns membros da imprensa em São Paulo para fazer o anúncio no início da noite. A rede foi batizada de TIVICO e vai utilizar a frequência de 2.500 MHz leiloada no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

A medida foi anunciada para tentar pôr fim às discussões sobre a qualidade no serviço da conexão 4G brasileira. Cada uma das operadoras entrará com a sua área de experiência para oferecer o que eles prometem ser a melhor tecnologia em conexão banda larga móvel do planeta. Sim, do planeta.

celular

Antônio Carlos Bravo, o presidente da Vivo, disse que a companhia entraria com o sistema de cobrança. Afinal, de acordo com ele, não existe operadora melhor para cobrar dos clientes. Pagam caríssimo por um serviço tido como premium porque não tem coisa melhor mesmo. Portanto, o billing será mantido pelos espanhóis.

Por sua vez, a TIM ficou responsável pela instalação dos 69 mil sites (localidades) em que as antenas da rede TIVICO estarão disponíveis. Gerentes da operadora alegaram que é indiscutível a qualidade italiana em entregar o melhor sinal para seus clientes. A TIM ainda informou que a musiquinha de espera caso a ligação não complete será executada pelo Blue Man Group. Já que eles gastam uma nota com os trio de azuis, nada mais justo do que aproveitá-los melhor.

O sistema de convergência será fornecido pela Oi, a maior concessionária de telefonia fixa do país. A operadora foi além: informou que todos os clientes terão direito a minutos grátis nos orelhões da rede TIVICO caso a ligação não seja completada na rede celular. Ou o que é mais provável: se a bateria do celular acabar ao longo do dia.

A Claro ficará responsável pela conectividade com os demais países da América Latina. Para tanto, o bilionário Carlos Slim se comprometeu pessoalmente a desembolsar 12 bilhões de reais na instalação de cabos submarinos que ligam o Brasil diretamente com Miami, com Frankfurt e com Sydney. Ele queria conectar também com a Coreia do Sul, mas chegou à conclusão de que poderia ser um gasto inútil, tendo em vista as recentes ameaças de Pyongyang.

Mesma rede para todos

As operadoras esclareceram que será a mesma rede para todas as operadoras. Também vão compartilhar as mesmas antenas, as mesmas faixas de frequência e os mesmos lucros fabulosos. Mais detalhes sobre planos ainda não foram revelados, mas isso deve acontecer nos próximos dias. Em resumo, os executivos ressaltaram que a novidade traz mais competitividade para o setor e mais possibilidade para entregar ao consumidor uma rede de qualidade ainda melhor do que aquela encontrada hoje, quando os serviços são dispersos e as infraestruturas são separadas.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda não se pronunciou sobre o assunto. Tudo nos leva a crer que o CADE permitirá a junção das empresas na joint venture.

Executivos disseram que o anúncio foi feito no início da noite para evitar possíveis repercussões no pregão de hoje da Bolsa de Valores de São Paulo.

Este artigo faz parte das festividades do Primeiro de Abril, o Dia da Mentira! Hihihi.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Focus
O presidente de Vivo na época se chama Antônio Carlos Valente, não Antônio Carlos Bravo ???
EMANUEL FLORIPA

[UP

EMANUEL ESPINDOLA
[UP] Que fim levou isso?
Clara86
Agora estou usar a OI, mas nao gosto, o sinal é mal ~~
Alberto Rocha
TIVICO? HAHAHA. Mais uma vez as operadoras de telefonia no Brasil estão de brincadeira. Já não basta o atraso que temos em relação aos outros países e a péssima qualidade desse tipo de tecnologia por aqui, agora as operadoras se unem para compartilhar as mesmas antenas. Até essa parte acho justo, pois todas poderão servir um serviço único, sem vantagem uma sobre as outras. Mas o que parece piada é a forma em que as mesmas se dividiram para administrar a operação do serviço. A Vivo ficará com a parte das cobranças, logo imagino que teremos planos super caros como os pacotes oferecidos por ela. A TIM ficará com o sinal, isso mesmo, o tão criticado sinal da TIM. Logo imagino uma PÉSSIMA qualidade nas conexões e na velocidade. A Oi ficará com a parte de convergência, até essa parte tudo bem, mas oferecer integração com os orelhões já é demais, algo que era muito utilizado na década passada quando o acesso a celulares era apenas para poucos e na era dos smartphones será que alguém ainda usa isso?! Sem falar que os poucos que existem estão super deteriorados, ou seja, não vejo grande utilidade. A Claro ficou com a parte de conectividade com os outros países, mas se estamos falando de internet, a qual nos conectamos com qualquer lugar do mundo, qual será a utilidade em instalar cabos submarinos? Talvez esses 12 bilhões fossem melhor investidos em infraestrutura e maior agilidade na implantação do 4G. Eu como usuário do HSDPA (3G Plus, 3G+, 3G Maxx e afins) acho que isso será só mais uma piada quando a questão é internet de alta velocidade no Brasil.
Vitor
Tá me zuando né? A CLARO É OFICIALMENTE A PIOR OPERADORA DO BRASIL.1
luis cesar fernandes caldas
TIVICO mia na sala, TIVICO mia no chão...
Felipe Cavalcante
Simplesmente ouviram uma frase como: "juntando o 3G de todas as operadoras não dá nem ao menos uma decente". Então decidiram: "bora juntar tudo no 4G para chegar o mais próximo possível de UMA rede decente". Infelizmente, na prática, a matemática das conexões não funciona assim... Eu mesmo não tenho expectativa alguma para o 4G aqui no Brasil... Talvez fique razoável, mas só pouco tempo antes de anunciarem o 5G...
portela.thiago
KKKKKKkkkk.... sensacional essa trollada de 01/04. Teve gente q mesmo depois das tags e do último parágrafo escreveu respostas indignadas ou de alerta, ashiauhsiasu... não consigo nem imaginar o quanto vcs da redação se racharam de rir!
Adriel Mattos
TIM e Oi acabando com a brincadeira que nem começou.
@rodrigorsena
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
RamonGonz
A rede foi batizada de TIVICO nessa hora já não consegui segurar o riso hahahaha
Léo Oliveira
Alguém traduz TIVICO pra mim? E que nome é esse? É pra acabar mesmo.... Só espero que realmente traga melhoras pra nós; eu considero a Claro e a Vivo as melhores operadoras do país, o que estragou mesmo foi a TIM oferecer "melhor qualidade de sinal" pra TODOS os clientes...
rayol
Acabou-se a concorrência... Se as quatro estão juntas vira um Cartel. Lembrem-se que estamos no brasil !!!
Marcvs Antonivs
Serio...TIM melhor sinal? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Exibir mais comentários