Início » Arquivos » Brasil » Receita Federal libera Declaração de Imposto de Renda nos aplicativos para Android e iOS

Receita Federal libera Declaração de Imposto de Renda nos aplicativos para Android e iOS

Paulo Higa Por

A Receita Federal anunciou hoje a liberação do m-IRPF, um serviço que permitirá aos contribuintes preencherem a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física usando smartphones e tablets. A novidade pode ser acessada no aplicativo oficial da Receita Federal, que está disponível para Android e iOS. Como este é o primeiro ano do m-IRPF, há diversas restrições.

Não poderão declarar o IRPF nos dispositivos móveis quem recebeu rendimentos no exterior, lucrou com ações na bolsa de valores ou obteve ganhos de pessoas físicas, cenário comum entre médicos, advogados e outros profissionais liberais. Além disso, o m-IRPF ainda não permite a declaração de rendimentos em aplicações de renda fixa – a velha Caderneta de Poupança, no entanto, já está liberada.

receita-federal-m-irpf

Segundo a Receita Federal, cerca de 5 milhões de contribuintes poderão fazer a declaração através de smartphones ou tablets. Esse número é bem menor que o total: neste ano, o Fisco espera receber 26 milhões de declarações. O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, espera que o novo recurso seja usado apenas por quem tem declarações mais simples.

O m-IRPF, que ainda é bem limitado, está disponível no aplicativo Pessoa Física, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na App Store. Quem recebeu mais de R$ 24.556,65 em 2012 é obrigado a declarar. E corra para não estourar o prazo: a entrega pode ser feita até o dia 30 de abril.

Com informações: Terra.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus
Nesse site achei mais tem que dar uma pesquisada www.androidapk.com.br gostei do site em muita coisa sobre android, aplicativos e jogos, muto massa.
Pedro Filho
http://sistema12.net/caiunanet/
Pedro Filho
http://caiunainternet.sistema12.net/
Pedro Filho
Tem este Blog muito bom que é de Dicas Sobre muitos assuntos http://gratisdicasonline.com.br/
Pedro Filho
Não sei se é confiavel mais gostei deste blog http://androidpassoapasso.com.br/
Gabriel Aragão
http://www.androidapk.com.br/importador *
Gabriel Aragão
Notícia verdadeira, veja: Ontem, dia 20/12/2013, a Receita Federal disponibilizou um aplicativo para serviços e acompanhamento de importação. Chama-se Importador e tem mais informações e link para download aqui: http://www.androidapk.com.br/impotador
Thanara Corrêa
Será que é confiável baixar um aplicativo desse para o seu celular e digitar seus documentos ali?
Daniel Rodrigues
Parabéns pelo comentário lúcido e realista
Guilherme Macedo C.
Preferiria pagar os 30, 40, 50% dos EUA e Europa, ou os quase 60% de imposto de renda dos países escandinavos, mas ter o retorno que eles tem. Mas a falta de retorno não é o único problema. Aqui nós pagamos pouco imposto sobre renda e propriedade e muito sobre produto. Isso faz com que impacte muito na vida dos pobres e muito no consumo da classe média.
Muted
Thumbs Up!
Thiago Torres
Quanto mais tempo o dinheiro ficar com eles, mais eles fazem esse dinheiro render, antes de devolver a você!
Vinicius Kinas
Normalmente, a reclamação se dá pelo fato do governo usar muito tempo e recursos na arrecadação, mas não haver contra-partida na devolução. Em resumo: a preocupação do governo parece ser somente arrecadar, nunca devolver.
Felipe Rodrigues
Poxa Higa, não mata a zoeira não D:
Thays Gonçalves
Sempre tem o cara que reclama, impressionante. Se tivesse que fazer naqueles programas mequetrefes de 2005, reclama, se pode fazer no celular, reclama. Ai brasileiro.
Exibir mais comentários