Direto da GDC, em San Francisco – A Havok, uma das principais empresas na criação de motores gráficos e tecnologias para games, anunciou na terça-feira (26) o Project Anarchy, um pacote de ferramentas para criação de games em plataformas móveis.
O Project Anarchy virá com a Havok Physics, Animation e AI, que são as plataformas de engine de física, animação e inteligência artificial criadas pela empresa. Com essas ferramentas, games para dispositivos móveis poderão ter qualidade maior usando tecnologias que estão por trás de jogos como Skyrim, Assassin’s Creed e Halo.
Aproveitamos também para conferir as novidades da Havok na versão 2013 de suas engines. A engine de física ganhou várias melhorias, como a maior eficiência no uso de threads de processamento. Em um dos demos exibidos, a performance da engine 2013 foi duas vezes superior à versão do ano passado. Já o uso de memória foi de dois a três vezes mais eficiente.
Outra melhoria na engine de física está no algoritmo de ponto de contato. Embora o termo pareça complicado, a ideia é bem simples.
Sabe quando, ao entrar em um ambiente novo em um game, existem objetos em cima de outros, como um livro em cima de uma mesa? Ao carregar a cena, é muito comum o objeto dar um pequeno pulo ou ficar procurando uma posição até ele finalmente descansar em cima do objeto em questão. Isso acontece porque o cálculo de descanso entre superfícies era feito de forma que um ponto era calculado a cada frame renderizado. Na nova engine, todos os pontos são calculados ao mesmo tempo, sem causar perda de performance e acabando com o efeito de objetos saltitantes.
Tanto a versão 2013 da engine Havok quanto o Project Anarchy ainda não estão disponíveis ao público, e nenhum game usando as tecnologias foi anunciado ainda. A expectativa é que em maio conheceremos os primeiros games que usarão essas novidades.