A Piriform lançou esta semana uma nova versão do CCleaner, famosa ferramenta para Windows que remove arquivos desnecessários e ajuda a manter o disco rígido em ordem. O CCleaner 4 continua com a mesma interface usada há vários anos, mas traz otimizações no código para melhorar a performance e possui uma nova ferramenta que encontra e elimina arquivos duplicados.

Ok, dizer que o CCleaner 4 está com a mesma interface é injustiça: a nova versão traz ícones mais bonitos (ainda que bastante parecidos).

ccleaner

A maior novidade é a ferramenta Buscador de arquivos. Ela varre todo o disco em busca de arquivos com características iguais; dá para pesquisar por nome, tamanho e data de modificação. Se você é desorganizado e costuma guardar o mesmo arquivo em várias pastas diferentes, pode ter uma grande surpresa ao rodar a ferramenta. Numa das minhas partições, encontrei várias fotos e vídeos duplicados, além de alguns instaladores de programas antigos.

Mas claro, é preciso ter cautela: arquivos duplicados não são necessariamente arquivos inúteis. Os exemplos clássicos estão na pasta Arquivos de Programas – se você deletar uma DLL essencial para o funcionamento de um software, poderá ter uma bela dor de cabeça, então é bom pensar duas vezes antes de confirmar exclusões.

ccleaner-arquivos-duplicados

Outra novidade do CCleaner 4 é um assistente que roda em plano de fundo e monitora a atividade do sistema. Assim que você fechar o seu navegador, por exemplo, o CCleaner poderá exibir um alerta informando quanto espaço pode ser liberado; clique no balão e a limpeza será feita num instante. Essa função, entretanto, só está disponível no CCleaner Professional, que custa US$ 24,95.

Entre as pequenas melhorias estão otimizações no limpador de registro, que está mais rápido; versões de 64 bits para Windows 7 e Windows 8; e modificações internas para melhorar o desempenho do utilitário. Agora também é possível limpar arquivos temporários do Avast Antivirus 8, Adobe Photoshop CS6, Samsung Kies e Real Player 16.

O CCleaner está disponível para download gratuitamente na página da Piriform. A edição Professional traz a função de atualizações automáticas, e a Piriform diz que o dinheiro obtido com as vendas servirá para financiar futuros produtos, como o CCleaner para Android e “uma nova solução de cloud que chegará em algumas semanas”. Veremos.

Receba mais sobre CCleaner na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados