Início » Arquivos » Internet » Twitter patenteia Twitter

Twitter patenteia Twitter

Paulo Higa Por

Jack Dorsey e Biz Stone agora são oficialmente os inventores do Twitter. O Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) concedeu aos dois uma patente que descreve um sistema de distribuição de mensagens sem destinatário específico, que aparecem para quem estiver seguindo o usuário que criou a publicação. O requerimento foi enviado há cinco anos e aprovado somente na terça-feira (19).

O documento explica que o Twitter é um “sistema que permite comunicação ponto a multiponto independente de dispositivos”. O serviço pode receber mensagens através de vários meios, incluindo email, SMS, mensagens instantâneas, página da web e chamadas na API.

twitter-patente

Um ponto polêmico da patente é que ela cita algumas vezes o termo “emitir publicamente uma mensagem de atualização”, o que poderia causar conflitos com diversos outros serviços que também permitem a publicação de mensagens sem destinatário específico, como o alternativo App.net ou até mesmo o Facebook.

Entretanto, o Twitter já havia prometido que não vai usar patentes para atacar concorrentes, como fazem algumas empresas. Em post no blog oficial, publicado em abril de 2012, eles anunciaram o Acordo de Patentes do Inovador, que determina que as patentes sejam apenas usadas de forma defensiva. O acordo foi publicado na época em que o Twitter conseguiu uma patente que descrevia o “puxe para atualizar”, recurso bastante comum nos aplicativos atuais.

A patente de número 8.401.009 está disponível na íntegra (e com vários termos técnicos) no site do USPTO.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hebert
Medo do Google comprar o Twitter e acabar com o serviço.
Thanara Corrêa
Nesse caso tomara que o twitter não se venda.
Thiago Vinicius
Medo da Oracle comprar o twitter e usar as patentes para atacar os outros.