Início » Arquivos » Brasil » Brasil sai da lista dos 10 países que mais enviam spam

Brasil sai da lista dos 10 países que mais enviam spam

País chegou a ficar em primeiro lugar no final de 2009.
Operadoras bloquearam porta 25 dos usuários domésticos para diminuir spam.

Paulo Higa Por

Desde o dia 1º de janeiro, as operadoras brasileiras estão cumprindo uma regra do Comitê Gestor da Internet que consiste em bloquear a porta 25 das conexões domésticas. A medida tinha como objetivo diminuir a quantidade de spam enviada por computadores brasileiros e parece estar dando muito certo: caímos da sexta para a 12ª posição na lista dos países que mais enviam spam.

O anúncio foi feito pelo NIC.br com base nas informações do Composite Blocking List (CBL), uma lista com diversas estatísticas sobre o spam no mundo. No ranking dos países que mais enviam spam, a melhoria do Brasil foi notável. Estávamos em primeiro lugar até o 1º trimestre de 2010, ficamos em segundo lugar por dois anos e, a partir do 3º trimestre de 2012, houve uma queda brusca até chegarmos na 12ª colocação.

rl-2013-12-1

A queda no número de IPs spammers é considerável. Em 2009, mais de um milhão de IPs brasileiros estavam registrados no CBL, o que correspondia a 17% da lista. Agora? São menos de 200 mil IPs, o que representa apenas 2% do total. Claro, ainda podemos melhorar, mas já demos um passo significativo.

O coordenador do Projeto da Gerência de Porta 25, Henrique Faulhaber, comenta que “nos últimos seis meses a evolução foi muito boa, claramente influenciada pela fase final da adoção da medida” e espera que o Brasil caia ainda mais no ranking. O diretor-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, diz que “a contribuição das prestadoras de telecomunicações foi determinante [para a redução no spam]”.

Segundo a CBL, a líder no envio de spams é a China, com 3,2 milhões de IPs spammers (35%). Em seguida, aparecem Índia, Vietnã, Rússia, Bielorrússia, Irã e Estados Unidos.

Dica do leitor Helio Loureiro. Obrigado!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gicapp
Não tem nada a ver. Isso acontece pelo contrato que tu tens com a operadora. Nada mais. A questão de um serviço (no caso http, 80/tcp) ser acessível de FORA PRA DENTRO é uma coisa, e de dentro pra fora é outra. A questão de computadores zumbi é, normalmente de dentro pra fora e o que tu queria fazer com o http era de fora pra dentro. Abrir a conexão é fácil, mesmo sem upnp, Ou você acha que, quando você navega, o seu navegador sai pela porta 80? Não! O destino é a porta 80! A origem normalmente não....
qgustavor
Eu disse que todas estão bloqueadas para o protocolo http, eu acesso sites normalmente e consigo usar torrent normalmente, além de outros protocolos como https por exemplo. Meu único problema é que todas as conexões http estão bloqueadas para todas as portas do meu computador para fora dele. Se eu configuro o apache para usar ssl tudo funciona bem, logo não é problema no modem ou de porta não aberta. Assim considero que esse bloqueio tenha tudo a ver com as medidas anti-spam adotadas recentemente aqui no Brasil.
Vitor
Calma, não estou entendendo. Você tá com problema para acessar páginas ou para abrir um servidor para seus amigos? Se não conseguir ver páginas na Internet, meu conselho é que você veja se a porta 80 está bloqueada e a quantidade de MTU no seu modem (uma quantidade boa seria 1400). Se não consegue abrir um servidor tenta instalar outro servidor e verifique se a porta 8080 está bloqueada. Não sei se tem algo à ver, mas pode ser algo com IPv6 também.
gicapp
No seu caso, não terás essas portas liberadas por questões contratuais. Uma coisa não tem a ver com a outra. Não vale o trabalho que dá infectar uma máquina doméstica pra disseminar spam via http... têm VPS de US$ 5,00 pagáveis via bitcoin (ou seja, sem forma de rastrear) que faz o mesmo serviço e ainda permite fazer muitas outras coisas... Abrir de dentro pra fora é tranquilo, de fora pra dentro é bem mais complicado. Por isso é importante um bom firewall (Firewall do Windows 7 e 8 já são bons o suficiente, desde que corretamente configurados).
qgustavor
Falando em bloqueio de porta todas as minhas portas estão bloqueadas para conexão http de meu computador para a internet. Não é problema de configuração: por https funciona. Onde é o formulário que tenho que preencher para falar "ei, não sou spammer, só quero mostrar a versão de teste meu site para meu amigo"? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra? Eu realmente acho que tem a ver: computadores normais podem ser transformados em zumbis e serem usados para transmitir virus para outros computadores zumbis ( via http mesmo ). As vezes é difícil abrir a conexão, porém se o UPnP estiver ativado um vírus consegue abrir a conexão. A única coisa que falta é enviar os e-mails e está pronta a botnet.
gicapp
Não é questão de ser contra... a má administração da porta 25 (open relay, políticas de envio, verificação de reverso, vulnerabilidades, entre tantos outros) é que levou a empurrarem uma "mudança" passando pra 587 obrigando a autenticar, obrigando a recriar todo um conjunto de "regras". Na prática, 587 ou 25 dá na mesma pro usuário (visto que a maioria era autenticado mesmo), o que muda é pro lado do servidor, 25 ficou pra conversa entre servidores e não mais pro usuário. Ao meu ver, uma gerência bem feita na porta 25 acabaria dando na mesma. Porque os spammers profissionais, levantar um servidor SMTP autenticando na 587 e enviando pela 25 é tranquilo, é BÁSICO. Muda o que então? As portas 25 mal administradas, open relays (que na maioria já era bloqueado), sem patches de segurança.... entre tantas outras "causas" ... acabam bloqueadas no novo modelo. Acho que isso beneficia mais as operadoras do que o próprio usuário. E esse "modelo" não funcionaria sem que as operadoras bloqueassem o tráfego com destino à porta 25 dos "acessos domésticos"...
Rodrigo Almeida
Concordo!
Vinícius Santana
E ainda tinha gente que era contra o bloqueio da porta 25...
fabriciosnunes
Interessante este dado, o engraçado para mim é que foi mais ou menos nesta época que um e-mail que uso a mais de 10 anos começou a ser bombardeado por spam, até o momento sem maiores prejuízos apenas o trabalho de filtrar e excluir.
Madson Freitas
Se fosse para tomar outro tipo de ação mais complexa eu duvido que isso teria mudado. De qualquer modo é algo que funciona. =)