Já vimos diversos casos de equipamentos roubados e recuperados graças a serviços de rastreamento. A irmã do leitor Willian Max teve a infelicidade de ser assaltada enquanto voltava de uma papelaria para sua casa, em Belo Horizonte. Um ladrão a abordou no caminho e pediu seu celular, que na verdade era um iPod touch. Graças ao iCloud e um trabalho investigativo, foi possível recuperar o gadget.

O roubo ocorreu no dia 4 de março. Desde então, o iPod touch permaneceu desligado. Como o iPod touch não suporta rede celular, foi necessário aguardar até que o ladrão conectasse o aparelho a uma rede Wi-Fi para que o Buscar meu iPod fosse ativado. Isso aconteceu apenas no sábado (16), e Willian recebeu um email avisando que o “iPod de Breno Santos” havia sido localizado – não, esse não é o nome da irmã. Como o iPod touch não tem GPS, a localização do Buscar meu iPod não foi precisa.

Só que para o azar do ladrão (ou do comprador do produto roubado), o Compartilhamento de Fotos do iCloud estava ativado. Foram tiradas fotos de espelho em um elevador e foi possível visualizar todo esse conteúdo no computador da irmã através do iPhoto.

espertinho-ipod-roubado

As abas do Safari também foram sincronizadas. Breno Santos procurava na internet alguma solução para trocar a Apple ID do iPod touch para finalmente chamá-lo de seu. Ele apelou e enviou uma mensagem para o Willian através do iMessage fingindo ser sua irmã, pedindo a senha para poder trocar a conta.

mensagens-ipod-roubado-willian

Willian ignorou as mensagens, coletou todo o material e entregou para a polícia. Com a foto tirada no espelho do elevador foi possível identificar o prédio através do número de andares presente no elevador onde as fotos foram tiradas. Feito isso, foi confirmado com o porteiro do prédio que havia um sujeito chamado Breno Santos. A polícia procurou o responsável pelo adolescente, que mora com sua tia. O dispositivo foi devolvido.

Toda essa recuperação aconteceu graças ao esforço da polícia e, claro, da tecnologia. Aliás, essa é uma boa deixa para você ativar o upload automático de imagens e o serviço de localização no seu gadget, caso ainda não tenha feito. E se você usa Android, recomendo fortemente o aplicativo Cerberus: além de ser um rastreador, ele permite que você acione a câmera remotamente e possui inúmeras outras funções espiãs que podem ajudar a localizar seu celular depois de um furto ou roubo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bart
Tem como eu saber se estão tentando restaurar meu iphone? Tem como rastrear???
Victor Hugo
Existe sim, engano seu! Quando você coloca o iPhone em Modo perdido e o bandido se conectar à qualquer rede celular ou Wi-Fi, o aparelho é bloqueado e fica inutilizável.
Victor Hugo
Não. Mas o bandido vai ter que desativar a conta do iCloud, mediante senha, para conseguir resetar.
Valeria Das Graças Pereira
Aacabaram de levar meu Ipod touch no HC da Unicamp. Existe alguma maneira de recuperar ???
romario.dbest
mas se o ladrão restaurar as configurações de fabrica mesmo assim tem como rastrear?
Alexandre Peixoto Xstationbr
Só nao serve em caso se colocarem em DFU colocou ja era. A única segurança mesmo é nao usar iPhones em locais publico use sempre o microfone e nem precisa tirar do bolso para fazer chamadas basta usar o Voice Control e dizer. iPhone ligar para Tiririca e se o nome estiver na agenda Zás ele fará a chamada.
brazlocateli
kkkkkkkkkkkk
Erick Marques
Amgs, para quem tem iPhone com Jailbreak, recomendo fortemente o iGotYa. Ele impede que se desligue o celular de modo "normal" sem que ele esteja desbloqueado da senha e também tira foto com a câmera frontal se alguém tenta fazê-lo. Existe a opção de também obter a localização e tirar foto também caso se erre a senha de desbloqueio. Pode servir bastante pra recuperar um aparelho roubado. :)
carlosync
Ponto para Apple, pontos pro iCloud......... tudo é bem feito pensando nos seus usuários..
Caio Henrique
Valter, não é bem assim não. Basta colocar o aparelho em modo DFU e fazer a restauração pelo iTunes que volta a funcionar. Não existe um modo "transformar aparelho em tijolo". Imagina o tanto de gente que o faria sem querer?! O que deveria funcionar bem no Brasil era a lista negra de IMEIs, que daí aparelhos roubados não funcionariam nas operadoras brasileiras.
Vinícius
Meu pai estava comentando isso esses dias. Que desanima ele, tanto que tem um tempo já que ele saiu da polícia de "rua" e foi pra ambiental. Que eles prendem, leva na civil, e mandam soltar. E o ladrão fala na cara, "vão perder seu tempo, não vai acontecer nada mesmo!". Sistema penitencial do Brasil é ridiculo. Onde o cidadão vive preso e sem beneficios, e o marginal tem todos os direitos. E se um b0sta desses apanha, quem se fode é o policial com a prensa que os direitos humanos vão dar em cima.
Viktor Sabóia
O que me deixa mais put0 é isso! Um fdp desses rouba uma pessoa, sabe lá de que forma ele assaltou a menina, se duvidar estava armado, se duvidar a machucou, poderia até tê-la matado e quando pegam esse b0sta, ele devolve o ipod e fica tudo blza! No mínimo a tia desse marginal deveria ser responsabilizada e responder pelo crime, já que o coitadinho não pode ser responsabilizado porque é de menor! Da próxima vez que esse filho da put4 encontrar essa menina ou o irmão dela, vai ser pra matar e não roubar! Pra piorar a situação a mídia não pode nem divulgar a foto desse m3rda pra ninguém passar perto desse ladrão escr0to! Essa m3rda de país incentiva a criminalidade por parte dos menores. "Faça todo tipo de m3rda enquanto vc é de menor: roube tudo que vc precisar, mate quem vc tiver raiva, estupre todas as meninas que vc tiver tesão, porque se vc for pego, não tem problema, receba uma advertência e vá pra casa feliz"! É isso que essa b0sta de país prega! Se duvidar esse maldito está ainda trabalhando no mesmo lugar, roubando outros ipods e iphones por aí, ninguém nem desconfia dele e quando for de maior, nem ficha suja ele vai ter!
Thiago Leite
Bater com gato morto até o gato miar
valterdiascosta
caro colega, muita sorte!!! pois tive meu Iphone roubado e tambem consegui saber o nome do bandido que me roubou, local aonde morava e fotos , mas infelizmente como muitas coisas no brasil não funciona fui até a delegacia aonde tinha meu B.O passei todas as informações ao investigador de plantão e nada aconteceu, por fim acabei dando como perdido o aparelho e bloqueando remotamente. agora o vagabundo só vai ficar olhando para o aparelho desligado !!!
Maurício Rocha
Depois dizem que a TELEVISÃO que ajuda o ser humano evoluir. AHAM
Exibir mais comentários