Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Apple atualiza iOS e corrige falha de segurança

Apple atualiza iOS e corrige falha de segurança

Brecha permitia acessar fotos e agenda de contatos mesmo com telefone travado.

Avatar Por

No mês passado uma falha de segurança foi descoberta no iOS. Ao executar uma certa sequência de toques em botões específicos e com um timing preciso, era possível acessar informações como fotos e a agenda de contatos de iPhones rodando o sistema. Hoje, mais de 30 dias após a ampla divulgação dessa brecha, a Apple liberou uma correção.

iOS 6.1.3: buraco tapado.

iOS 6.1.3: buraco tapado.

O iOS 6.1.3 está disponível hoje para todos os aparelhos mais recentes rodando iOS, incluindo o iPad, que não era afetado pela brecha por não ter a opção de fazer ligações. A atualização tem entre 18 e 40 MB de tamanho se for feita pelo próprio dispositivo, na opção “Atualização de software” da app de configurações. De quebra, o update traz também melhorias para mapas do Japão.

Dado o intervalo de tempo entre a descoberta da falha e a liberação da correção, das duas uma: ou a brecha era realmente difícil de tapar e os engenheiros da Apple tiveram um grande trabalho encontrando um meio ou a empresa da maçã não deve ter achado que a falha não era muito séria.

Usando uma estimativa aproximada combinada com a lógica Apple de resolução de problemas graves de segurança, é possível prever que essa mesma falha retornará aos dispositivos iOS em dois anos, na versão 8 do sistema. E a Apple deverá demorar cerca de dois meses para corrigi-la.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

YanGM
Nisso eu concordo, por isso que eu disse teoricamente. Às vezes uma meia dúzia de desenvolvedores podem encontrar o erro antes que uma centena e vice versa. O problema maior do Android é a falta de lei, não é difícil atualizar, o sistema conta com OTA, as fabricantes enrolam por não ser economicamente viável. Não que seja caro atualizar um celular, mas sim que eles querem vender outros para substituir os anteriores, e o esperto do Google não lança fix para versões anteriores, em uma tentativa de forçar as fabricantes a atualizar o sistema inteiro (coitado, a licença do Android não permite que o Google obrigue nada), e nem se interessa em enviar atualizações diretamente (afinal atualizar um celular é uma coisa, atualizar todos é outra). Mas se formos comparar o Mac OSX com o Arch Linux... coitado do OSX.
Kessler
Não tem muito a ver com ser aberto e fechado. Um projeto de código aberto, se for mal mantido, pode apresentar a mesma demora. O Android é mantido pelo Google, e o Google é foda. Mas na prática, não faz diferença nenhuma para 99% dos usuários, que precisam contar com a boa-vontade das fabricantes.
YanGM
Amigo, eu falei no geral, todo sistema de código aberto é assim, e teoricamente os sistemas de código fechado sempre serão mais lentos. Se o Android dos outros não é atualizado já não é mais culpa do Google, o trabalho de atualizar a fonte já foi feito.
David M.
depois do iOS 6 só consegui conectar a redes Wi-Fi com 4m de distância do roteador... comprei foi um Android.
Kessler
Não adianta nada encontrarem e resolverem o problema se demoram meses para distribuir um point release por causa das fabricantes e operadoras. Nisso a Apple tem uma vantagem incontestável, não adianta a fandroidada tapar o sol com a peneira.
YanGM
"Por isso o sistema fechado [...] é mais ágil." Não amigo, sistemas fechados nunca serão tão ágeis quanto os sistemas em que a própria pessoa que encontrou o problema pode ajudar a resolver.
YanGM
Já tenho um console amigo, certos jogos não estão por lá.
Kessler
Não, nesse caso os outros foram mais ágeis, já que nem sequer possuíam a falha. Uma falha bem Amadora, por sinal.
@iJeanCarlos
Se quiser jogar,compre um Console.
YanGM
É um privilégio fazer bootcamp pra jogar também.
@iJeanCarlos
Por isso o sistema fechado da Apple é mais ágil.
Kessler
?Tirando onda com meus halos roxos?
Paulo Garcia
MIMIMIMIMI na boa? Acho ridículo esse negócio de existir quem só saiba descer o pau na Apple, no Android (Google), na Microsoft, etc... Melhorem o nível dos comentários! Acrescentem alguma coisa útil! Todo fórum de tecnologia é desse jeito, parece que o povo ganha alguma coisa dessas empresas pra ficar defendendo o nome delas a todo custo por aí... Bom, comentando sobre a matéria, legal que resolveram essa falha. Demoraram, porque era uma falha grave na minha opinião, mas tá resolvido.
Andre Souza
Tem razão, Sérgio... nem vou comentar. :P
Thales Martins De Oliveira Glim
O cancer matou Jobs e agora a Apple está morrendo tbm, fazer uma versão de iOS pra ajeitar um bug que nem era pra ter existido e ajeitar mapas do Japão, vou ja perder meu JB por causa disso né.
Exibir mais comentários