No mês passado uma falha de segurança foi descoberta no iOS. Ao executar uma certa sequência de toques em botões específicos e com um timing preciso, era possível acessar informações como fotos e a agenda de contatos de iPhones rodando o sistema. Hoje, mais de 30 dias após a ampla divulgação dessa brecha, a Apple liberou uma correção.

iOS 6.1.3: buraco tapado.

iOS 6.1.3: buraco tapado.

O iOS 6.1.3 está disponível hoje para todos os aparelhos mais recentes rodando iOS, incluindo o iPad, que não era afetado pela brecha por não ter a opção de fazer ligações. A atualização tem entre 18 e 40 MB de tamanho se for feita pelo próprio dispositivo, na opção “Atualização de software” da app de configurações. De quebra, o update traz também melhorias para mapas do Japão.

Dado o intervalo de tempo entre a descoberta da falha e a liberação da correção, das duas uma: ou a brecha era realmente difícil de tapar e os engenheiros da Apple tiveram um grande trabalho encontrando um meio ou a empresa da maçã não deve ter achado que a falha não era muito séria.

Usando uma estimativa aproximada combinada com a lógica Apple de resolução de problemas graves de segurança, é possível prever que essa mesma falha retornará aos dispositivos iOS em dois anos, na versão 8 do sistema. E a Apple deverá demorar cerca de dois meses para corrigi-la.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados