elevador-alice2

Dizem que a criatividade humana não tem limites. Se for assim, eu quero acrescentar que a preguiça também não. Ou melhor: a comodidade. Tome como exemplo a agência Alice Wonders, uma firma de São Paulo que teve a brilhante ideia de conectar o elevador do prédio à internet. Um simples email faz chamar o elevador para o andar dele.

Dá só uma olhada no vídeo.

A mágica toda acontece porque o elevador é daqueles de cinquenta anos atrás, de acordo com a Dani Santos, uma representante da agência de publicidade. Por ser um equipamento antigo e sem toda a sofisticação tecnológica, fica bem mais fácil de instalar componentes a mais, como uma placa de Arduíno bem simples, mas ao mesmo tempo com suporte ao Wi-Fi.

Placa de Arduíno que faz o controle do elevador

Placa de Arduíno que faz o controle do elevador

Abro parênteses aqui para dizer que o Arduíno tem se mostrado uma impressionante forma de integrar equipamentos usuais e às vezes retrógrados à internet. É o que vem sendo chamado já há alguns anos de Internet das Coisas. Se você curte o assunto, vale se aprofundar sobre os recentes avanços que permitem colocar coisas banais na rede. E também nessa seara, devo acrescentar que talvez o Raspberry Pi, aquele computadorzinho-em-uma-placa feito por um grupo de ingleses, fosse uma opção de máquina para rodar o aplicativo em Flash que permite acionar o elevador.

Voltando às explicações, o software em Flash faz a checagem contínua por mensagens enviadas ao email [email protected] com o assunto “Venha”. O sistema deles verifica se o elevador está no andar. Caso não esteja, ele é acionado por meio de uma engenhoca que detecta a chegada e retorna o email da pessoa com a mensagem “Cheguei”.

“O Arduino então aciona o relê e o elevador vem! O mesmo programa em Flash agora verifica em loop se o elevador chegou. Quando o elevador chega, um reed switch (sensor magnético mecânico que é acionado por um imã na roda de números dos andares, muda a variável elevadorChegou para 1. Quando isto acontece, o Flash envia um email com o subject: cheguei, em resposta para todos que enviaram um email.”

A Dani nos disse que o projeto foi iniciado no finzinho de 2012. Com todas as dificuldades referentes ao aplicativo em Flash, eles terminaram de fazer a integração no começo desse ano. Além do vídeo bacana que abre este artigo, a Alice Wonders também produziu uma página especial com absolutamente todos os detalhes para que qualquer um replique a ideia. Vale conferir.

Só não se esqueça de falar com o síndico antes de aprontar uma dessas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Barbara Tavora
A idéia é bem interessante; mas a preguiçosa mor aqui diz que apertar o botão para chamar o elevador dá menos trabalho que mandar um email.
Rafael Gomes
Muito bonito o q os caras fizeram, mas inútil demais! P.S.: O arduino deles é um clone da microchip, por isso q eles usam um FTDI pra programar
Rafael
pelo que entendi, ele só aceita os chamados dos emails vindos do alicewonders.ws
Thássius Veloso
Conte mais sobre o seu projeto... Fiquei curioso. :B
Rafael Machado de Souza
pois é, mas o pessoal adora dizer que linguagem X ou Y são ruins
RamonGonz
pois é, inclusive aqui no Brasil consome-se muita feijoada e churrasco (???) (tipo, eu falei especificamente do Flash)
daviddiniz
Será que eu posso fazer isso com o meu carro?
Claudio H.
A maioria dos bancos aqui no Brasil rodam em COBOL, uma linguagem antigassa e arcaica, mas eles suportam milhões de transações todos os dias (incluindo as minhas e as suas), mesmo com uma linguagem "de doer as vistas" por trás deles. Linguagens são só ferramentas... :)
julio.1994ng
Comprei um Arduino Mega para o TCC do meu curso, e quero dizer estou adorando. Isso vicia......literalmente
Romeryto Lira
Fiz o teste também! kkkkkkkkkk. Muito bom! "Só vou quando o pessoal da Alice Wonders me chama."
Guilherme Batista
Qual o problema de fazer um sistema em Flash? Funciona. não?
Bruno Araujo
é um experimento até legal? é, a moçada viciada em gratificação instantânea vai certamente adorar. mas nenhum síndico que se preze ia deixar um negócio desses funcionando por mais do que alguns dias.
RamonGonz
só o que doeu as vistas foi ler que o sistema era feito em Flash... Oh my!
RamonGonz
no minimo deve ter um banco de dados para relacionar o endereço de email ao andar, não?
Alan Bernardo
sim existe bloqueio sim ahuhuaahua Só vou quando o pessoal da Alice Wonders me chama. Resposta do email ahuauhhuahu muito bom
Exibir mais comentários