Início » Arquivos » Telecomunicações » Operadoras investem no desenvolvimento do 5G; rede da NTT DoCoMo chega a 10 Gbps

Operadoras investem no desenvolvimento do 5G; rede da NTT DoCoMo chega a 10 Gbps

União Europeia investiu 50 milhões de euros na quinta geração de telefonia móvel

Lucas Braga Por

O 4G ainda nem chegou direito ao Brasil, mas as conversas sobre a próxima geração da telefonia celular já estão em andamento. Isso mesmo, operadoras e órgãos públicos estão fazendo investimentos para desenvolver a quinta geração da telefonia móvel. A operadora japonesa NTT DoCoMo, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Tóquio, conseguiu realizar transmissões com velocidade de 10 Gbps em campo aberto.

Foram utilizadas 8 antenas nas torres de transmissão e 16 antenas de recepção, que se encontravam em uma estação móvel que se movia com velocidade média de 9 km/h. A frequência utilizada nos testes é de 11 GHz, com 400 MHz de espectro. É uma frequência praticamente impossível de ser aplicada em serviços de telefonia móvel, tendo em vista que frequências altas possuem baixo alcance, dificultando a penetração do sinal em ambientes fechados, como prédios.

Unidade móvel de testes da NTT DoCoMo

Unidade móvel de testes da NTT DoCoMo

Ainda assim, trata-se de um grande avanço em relação às tecnologias atualmente disponíveis para o consumidor. Atualmente, a NTT DoCoMo oferece um serviço de internet móvel em LTE que teoricamente é capaz de atingir 100 Mbps de velocidade de transmissão.

Não é só a NTT DoCoMo que está interessada no 5G: a União Europeia recentemente investiu 50 milhões de euros para que a tecnologia fique pronta até o ano de 2020. Serão vários projetos de pesquisa que não se empenham em alcançar um grande aumento de velocidade, mas sim maior eficiência energética. O espectro do 5G também precisa suportar a demanda crescente pelo consumo de dados móveis.

Não acredito que em um futuro próximo precisaríamos de uma conexão móvel tão rápida como a apresentada pela operadora japonesa. As tecnologias atuais apresentam padrões que nos atendem, mas não são eficientes porque a demanda dos clientes é muito grande e o serviço fica ruim. A União Europeia está no caminho certo: antes de prometer coisas maravilhosas é necessário tornar as tecnologias eficientes para as necessidades das operadoras.

Com informações: Engadget, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Xs
telefonia 5G ,, kkkk nem o 4G ou o 3G funcionam direito no Brasil e já pensam em 5G... me refiro aos pacotes das OPERADORAS , mesmo o 4G eles limitam a sua NET até 10 megas de dados por dia , depois disto a velocidade cai para 1G de lentidão (sendo irônico) . 1 filme de 45 minutos em HD na net chupa 900 megas , mesmo se vc pagar 1 pacote 100 reais MENSAIS vc terá uma Franquia de +-100 megas por dia ,,, LIXO +SACANAGEM+SAFADEZA das operadoras.... tinha que ser pagar 100 reais mensais e ter aceso infinito da NET , alias , o nome do pacote da TIM o tal de "INFINITI" é uma piada de mal gosto , INFINITO mas com franquia de 3 gigas mensais = 100 megas diarios , depois disto a net cai para 1G kkkkkkkkkk
Marcos
O mundo não para...quero ver onde isso vai parar...rs
Adriano Forte
- Para que queremos saber da 3G, 4G ou 5G, se no brasil nem a internet fixa presta, so temos mais ou menos nas grandes capitais e centro, o resto nada, agora eu lhe pergunto sera falta de dinheiro para investimento ou burrice das operadoras que não pessoa com capacidade de desenvolvivemto, para dar capacidade de um sistema geral, moro em Presidente Prudente interior de São Paulo, boa cidade com otimas univercidades e com otimo ambiente de vida, moro em bairro bom cerca de 2km do centro e por incrivel que pareça tenho linha telefonica mas não posso ter internet por falta de portabilidade, so pode estar a brincar, sera que investir em tecnologia é prejuiso, olha a empresa é VIVO e cada ves que pergunto me desespero sem sentido, não ha esplicação para isto, burrice para nºao investir em tecnologia so tem uma explicação como e detentora agora da linha fixa, e vem dinheiro facil, nao interessa em gastar, mas estamos resando para que apareça alguem com inteligencia e deixe este pais sair da burrice. obrigado.
Alexandre
Tem que corrigir a matéria... Onde diz "O 4G ainda nem chegou direito ao Brasil" deveria ser "O 3G ainda nem chegou direito ao Brasil". Triste realidade
Marcos Paulo Pagano
Enquanto isso o 3G ainda está engatinhando no Brasil...
Fabio
O Brasil não tem infraestrutura para receber uma rede deste porte, bem, não financeiramente, porque os políticos tem um lugar melhor para colocar o direito que "rouba" do povo. Ok que nos últimos dez anos o preço da internet e o acesso a mesma melhorou bastante, mas WTF... nos EUA o preço de uma conexão de 5 mbps na média é cerca de $ 3 dólares... tem mais: França $ 1,60 (18MBps), Suécia $ 0,60 (18MBps), Coréia $ 0,45 (46MBps) e Japão $ 0,27 (61MBps). É de causar fúria na alma com este país de *****.
LeonardoNerd
Eu só gostaria que o nosso 3G fosse 3G de verdade, sempre.
João Luiz
Enquanto isso no Brasil..
Agnatos
Meu amigo usa ntt no iphone. nunca reclamou. cabos acompanhar.
Leandro Soares
correção: Opa se é uma empresa japonesa desenvolvendo então “I believe”!!