Está em teste na versão do Chrome para desenvolvedores um novo recurso que automaticamente reconhece e informa quais abas do navegador estão reproduzindo material sonoro. Sim, caro leitor: o Google inventou uma forma de nós sabermos rapidamente qual aba barulhenta merece ser fechada o quanto antes.

O indicador de áudio, como foi nomeado, utiliza uma breve animação de seis quadros (por enquanto) em cima do tradicional ícone de aba (favicon para os íntimos). Digamos que você dê play em algum vídeo aqui no site. Além da nossa marca azul e bonita na aba, aparecerá por cima as barras correndo para informar sobre a execução do áudio.

No YouTube tem o seguinte vídeo mostrando em dez segundos como funciona o indicador de áudio.

O pessoal do Next Web testou e confirmou que o recurso funciona tanto em áudio em HTML 5 quanto áudio em Flash. Ou seja, as duas principais formas de exibir conteúdo audiovisual pela web. Há a informação de que o suporte a plugins de conteúdo deve vir com o tempo – para alegria da Microsoft e seu Silverlight, embora as aplicações para esta tecnologia tenham se voltado mais para desenvolvimento de serviços complexos na rede.

Nós estamos comemorando o novo indicador, mas parece-me que na verdade ele foi criado mesmo para identificar abas abertas há muito tempo e que poderiam ser “congeladas” pelo navegador quando falta memória RAM, mas estão em pleno funcionamento. Serviços de ouvir música online, por exemplo, como alguns listados neste especial do Tecnoblog.

O recurso apareceu na versão mais recente na distribuição Canary do Chrome, aquela com implementações em estágio bastante inicial. Recomendada somente para os corajosos de plantão. “Fique avisado: é destinado a programadores e early adopters, e algumas vezes pode travar completamente.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daltro Campanher de Souza
Boa Google! =D
Carlos Amaral
Não vai prestar para mim pois escuto heavy metal tempo todo!
Wellington Gabriel de Borba
Quando tem essa opção até que vai, agora tem uns que nem essa opção não tem. Quando vai ver, já está a coisa lá.
binknot
Finalmente, sofro demais procurando a aba barulhenta aqui no meu pc as vezes!
Rafael
O Maxthon já tinha o recurso.
viniciusghietti
Obrigado Google!!! Será que vai vir no Chrome 25 Beta para o Android? Pq a versao 25 ja esta oficial para PC :)
Emerson
Se você lê-se o que se passa escrito no instalador saberia que é só desmarcar as caixinhas com os adicionais que irá instalar. Assim instalando somente o desejado.
Luispaula
Os melhores links entre matérias estão aqui no Tecnoblog. Mas só P/ artigos, pois ninguém bate o link entre séries que o Michel Arouca faz no podcast do Série Maníacos.
Carlos Eduardo
As copias baratas do Chrome, aprovam essa noticia!
@mos_axz
É só você ter o bom senso de ler o que está aceitando, ao invés de ir no "next, next, next, finish"
@mos_axz
No meu os favicons desaparecem com mais de 54 abas. Se alguém consegue usar isso tudo sem se perder, parabéns. Eu raramente passo da 20 e o pessoal que vê eu usando o PC acha que eu sou maluco...
Wellington Gabriel de Borba
Deveria colocar um dispositivo para bloquear aqueles programas que muda as páginas iniciais, mecanismos de buscas e uma série de coisas. Alguns sites como o Baixaki infelizmente aderiu a essas porcariinhas.
Fabio
Só tem um pequeno problema: Quando você abre dezenas de guias no Chrome, os favicons não aparecem (isso depende das resoluções de tela), então, não adiantaria muito para quem é hardcore em navegação ter que encontrar a guia de está emitindo sons. Precisa de aprimoramento, seria melhor "piscar" a guia com uma cor específica definida pelo usuário. :D
Raph4
I love you, Chrome! Mas tem uma coisa, precisa piscar e TE LEVAR até lá! Difícil é ter umas 6 janelas, todas com dezenas de abas (acontece, não me orgulho, mas acontece!) e aí um crash, ele reinicia e umas 4 ou 5 começam a tocar vídeos. Eu fico insanamente perdido, pior que cachorro cego e surdo que cai do caminhão de mudança!
Gildenilson
\õ Finalmente não vou ter que ficar procurando aba por aba! Principalmente quando abre aquelas paginas de Spam com videos!
Exibir mais comentários