Início / Arquivos / Tecnoblog /

Resolvemos os problemas com o servidor do TB. Aleluia!

Thiago Mobilon

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A participação de vocês nos comentários deu uma diminuída nos últimos tempos, né? Percebemos que isso vem acontecendo desde que começaram as falhas no servidor do Tecnoblog. E com a migração vieram ainda problemas no sistema de login, que ficamos impossibilitados de resolver até que tudo estivesse sob controle no servidor.

Pois bem, estou escrevendo este post para me desculpar publicamente por fazê-los passar por tantos problemas por aqui. Como falei, mesmo com todo o planejamento que fizemos, a primeira migração foi desastrosa! As coisas pararam de funcionar, problemas (aparentemente) sem explicação surgiram e ainda ficamos sem sysadmin.

Felizmente isso é passado. Estamos rodando em uma estrutura nova (ainda na Amazon) desde a metade de dezembro e até então os únicos problemas que tivemos foram com relação ao sistema de login e comentários – todos já resolvidos.

Como resultado dessa migração, o custo com a hospedagem do TB caiu pela metade (de cerca de US$ 500 para apenas US$ 250 por mês). Otimizamos ainda mais os nossos scripts e montamos uma estrutura de webservers que está tão, mas tão otimizada, que estamos pensando até em publicar um e-book explicando todo o processo.

Que tal? Vocês leriam?

Veja na imagem abaixo um pico de acessos que tivemos em janeiro, quando o Marcelo Tas divulgou um post do TB em seu Twitter e Facebook para seus milhões de seguidores:

Screen Shot 2013-01-08 at 11.51.20 PM

A nossa estrutura aguentou o tráfego sem precisar abrir nenhuma máquina adicional (usando apenas uma instância EC2 Small). O mais incrível foi que a máquina ainda estava com CPU ocioso, ou seja, aguentava mais tráfego.

Erro 500 ao comentar

O último problema que corrigimos afetava o sistema de login. Por causa das otimizações que fizemos no cache, o login do usuário expirava no sistema mas não no cookie. Ao tentar comentar em algum artigo, o servidor retornava uma página de Erro 500.

Já corrigimos esse problema, mas para surtir efeito, é necessário que você faça logoff e depois entre novamente com o seu login e senha (ou rede social predileta).

—–

Se vocês toparem com mais algum erro por aqui não deixe de nos avisar! Pode ser via formulário de contato ou mesmo pelas redes sociais. Agora que está tudo funcionando, estamos focando no desenvolvimento de novos recursos e do TB 3.0! Esse ano vai ser massa, aguardem! 🙂

Update 22/02/2013 às 15h20

Notificação de comentários por email
Acabamos de reativar as notificações de respostas de comentários por email. Também estamos trabalhando para reativar as notificações de respostas através do Tecnoblog Notifier. Se tudo der certo, deve estar funcionando até o final da semana que vem.