meme-from-yahoo 2 Lembram-se do Yahoo Meme? Aquele que, por volta de maio desse ano, deixou o Twitter repleto de usuários pedindo convite? Esse mesmo! Ele está de volta! Só que agora, para o mundo todo. (Ou pelo menos para a parte do mundo que fala inglês)

O Meme é uma ferramenta de microblogging desenvolvida pelo Yahoo que guarda semelhanças com serviços como Twitter ou Tumblr. Consiste em fornecer aos usuários uma página pessoal onde ela pode postar pequenos textos, imagens ou vídeos. Além disso você pode adicionar à sua página no Meme uma descrição de até 100 caracteres, um título e um avatar. O Meme também oferece suporte à funcionalidade de repostar, que inclui a atualização original somada a um comentário adicional daquele que repostou para seus seguidores.

Fora isso, o serviço não parece apresentar nada tão cativante ou funcionalidade matadora que o torne uma série ameaça a seus concorrentes. Prova disso é que, após o frisson inicial do lançamento do site para o público brasileiro, aparentemente os mesmos usuários do Twitter que pediam convites e divulgavam seu Meme resolveram deixar o serviço de lado (ou diminuir o uso) e se focar em outras redes sociais e blogs.

Mesmo assim, o Yahoo considerou o serviço digno de seu investimento e o levou em frente. Depois do lançamento em português em maio, tivemos o lançamento em espanhol (há poucas semanas) e agora o serviço está disponível em inglês também.

E você, tem usado seu Meme? [TechCrunch]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio
Tumblr >>>>>>>>>>>> Meme. Yahoo! demorou muito para lançar o Meme e fez um private beta que só gerou espectativas. Além de microblogging, o Tumblr pode ser usado como uma ótima plataforma de blog, tem personalização etc. Falando em Tumblr, é um ótimo exemplo de empresa 'web 2.0' (ainda usam o termo?) que dá certo. Nasceu há 2 anos e meio, tem 10 funcionários, já conta com 800.000 usuários cadastrados e mais de 1 milhão de tumblelogs e tem uma taxa de retenção de usuários de 85% (contra 60% do twitter e alguma porcentagem muito baixa do Meme, ainda não calculada). É claro que o twitter tem bem mais usuários do que isso, mas o tumblr não fica mostrando baleias nem se recusa a carregar a folha de estilos. E ainda vale lembrar que o Tumblr hospeda milhões de imagens, enquanto o twitter só gasta nos avatares e textos de 140 caracteres. Voltando ao Yahoo!, acho que devem criar novos serviços e não tentar entrar "copiar" e concorrer com outros serviços já existentes. Alguns exemplos de chupinhação e fails do Yahoo!: Yahoo! Buzz (cópia de Digg) Yahoo! 360 e Mash (tentou ser um Facebook) -> Tentativa Rede Social (FAIL). Yahoo! Maps (perde feio pro Google Maps) Yahoo! Video (alguem usa?) Do Yahoo!, eu praticamente só uso o delicious e o Flickr. E apesar de fazer esse comentário apunhalando o Yahoo! eu ainda gosto da empresa e espero que criem serviços melhores. (desculpem a extensão do comentário, que tá com cara de post)