Falar de patente e de Microsoft geralmente não dá coisa boa, mas dessa vez a ideia parece ser interessante. Um advogado da empresa escreveu texto, intitulado “Melhorando Patentes Globais”, no qual defende que seja criado um mecanismo internacional para proteger a propriedade intelectual das empresas.

Horacio Gutierrez diz que existem atualmente mais de 3,5 milhões de patentes aguardando aprovação em todo o mundo; 750 mil apenas nos Estados Unidos. Segundo Gutierrez, o tempo para obtenção de patentes tem aumentado para três ou quatro anos, chegando a cinco anos em alguns casos, fazendo com que os custos para a empresa que quer a patente fiquem cada vez mais altos.

Nas palavras do advogado, “o mundo atual, de conectividade universal, negócios globais e inovação colaborativa” precisa de um sistema único global de obtenção de patentes, com apenas um órgão responsável por concedê-las ou não.

Atualmente cada país tem sua própria forma de lidar com patentes, o que em certos casos pode resultar em empresas trabalhando com ideias que já haviam sido previamente patenteadas, porém em outra nação. Como resolver essa discórdia tem sido um sério problema. [CNET]

[Atualização às 17:15] Enquanto isso, também temos que encarar certas patentes que são, no mínimo, absurdas. O Google, por exemplo, conseguiu uma patente sobre homepage de páginas de busca com uma grande caixa para entrada de texto e dois botões. A empresa enviou uma captura de tela do atual google.com como ilustração para obter a patente. [Mashable]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados