Se você curtiu o visual do Ubuntu Phone e ficou querendo muito ter uma interface igual àquela, pode se preparar: agora é possível deixar seu celular igual ao sistema da Canonical. Isso, claro, se você tiver um Android e estiver disposto a passar algum tempo instalando vários aplicativos e configurando cada um deles.

O truque todo não passa da instalação e configuração dos aplicativos corretos, capazes de alterar o comportamento do Android até o ponto de ficar bem parecido com o Ubuntu Phone. Alguns recursos mostrados no sistema original (ainda) não puderam ser replicados, como o suporte a gestos, mas no geral a experiência de uso é bem próxima do que podemos esperar do Ubuntu Phone.

Parece, mas não é

Parece, mas não é

Toda a mágica foi publicada no blog pessoal de Alex Miller, um designer gráfico que devia ter um tempo livre consideravelmente alto. E, de todos os tutoriais encontrados até o momento para customizar sistemas Android para ficarem parecidos com o Ubuntu Phone, esse parece ser o que consegue unir melhor velocidade, estabilidade e também possibilidades extras de customização. Afinal, não adianta muito você passar horas instalando e configurando aplicativos se no final seu smartphone de última geração vira uma carroça.

Entre os aplicativos utilizados no processo estão o Apex Launcher, o Tasker, o Minimalistic Text e o Widget Locker – este último é pago e custa R$ 6,16 na Play Store.

Lembramos que, apesar do processo todo não exigir grandes alterações no sistema e ser fácil voltar atrás caso você não tenha gostado do resultado, não nos responsabilizamos por qualquer estrago, dano, ou explosões nucleares que o procedimento cause. Teste por conta e risco e não deixe de comentar o que você achou. 🙂

Vídeo: veja o Ubuntu Phone em ação

Com informações: OMG! Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juliano Andrade
Não é a mesma coisa, já testei esse e vários e nada se compara ao próprio Ubuntu. Querem mascarar a porcaria do Android. Nada como o Ubuntu original, pena os Ubuntu phone não terem chegado aqui no Brasil ainda, assim que chegar eu largo meu smartphone no lixo com outro lixo chamado Android. Em breve seu fim chegará.
Thanara Corrêa
Alguém tentou?
TatoGomes
Lá nos comentários do tutorial, o autor diz que pode ser outro launcher. ANDY GAIT February 11, 2013 at 12:51 PM Does this have to be Apex Launcher? I'm still on Gingerbread, so Apex is a no-no. How about Holo? ALEX MILLER February 11, 2013 at 1:11 PM As long as you can resize and overlap widgets, you should be good to go!
Fernando Santos
O Apex Launcher só roda no Android 4+. Talvez você possa instalar uma ROM atualizada no seu aparelho. Foi a primeira coisa que fiz com os meus.
Marcos Oliveira
Eu tava tentando instalar o Apex Laucher no meu Galaxy W...
Marcos Oliveira
Este aplicativo não é compatível com seu TIM Samsung GT-I8150B. OBRIGADO, GOOGLE!