Samsung e Apple dominam mercado de smartphones; Windows Phone dobra número de vendas em um ano

Android estava em 69,7% dos aparelhos vendidos no último trimestre de 2012.
Huawei conseguiu alcançar o terceiro lugar no mercado de smartphones.

Paulo Higa
Por

A Gartner publicou hoje mais um estudo sobre o mercado de celulares e smartphones. Sem surpresa, a pesquisa mostra que Samsung e Apple foram responsáveis pela maioria (52%) dos smartphones vendidos no último trimestre de 2012. Entre os sistemas operacionais, Android e iOS ainda estão na frente, mas a Microsoft tem o que comemorar: suas vendas aumentaram 124% em relação ao mesmo período de 2011.

Em 2012, a Samsung vendeu 384,6 milhões de celulares, incluindo feature phones e smartphones. A Nokia, que era líder de mercado, estacionou no segundo lugar com 333,9 milhões de aparelhos vendidos – uma bela redução em relação a 2011, quando as vendas passaram de 422 milhões. Segundo a Gartner, a Nokia até conseguiu melhorar sua situação com a linha Asha e os novos Lumia, mas isso não foi suficiente para que a finlandesa parasse de perder mercado.

Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones

Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones

Considerando apenas smartphones, Samsung e Apple são líderes. E nós temos um novo terceiro lugar: pela primeira vez num trimestre, a Huawei conseguiu passar gigantes como LG, Motorola e Sony. Na CES, a fabricante chinesa anunciou os poderosos Ascend D2 e Ascend Mate, o que dá uma sensação de marca “premium” e pode ajudar a aumentar as margens de lucro da empresa.

No último trimestre de 2012, o Android estava em 144,7 milhões dos aparelhos vendidos (69,7%). O iOS, no distante segundo lugar, ficou com 43,5 milhões (20,9%). A BlackBerry está com 3,5%. Ela deverá ser passada pela Microsoft e seu Windows Phone, que estão crescendo num bom ritmo: as vendas passaram de 2,8 milhões no último trimestre de 2011 para 6,2 milhões no mesmo período de 2012.

Android é líder disparado

Android é líder disparado

Nós já falamos isso várias vezes, e a Gartner também acha a mesma coisa: 2013 será o ano da ascensão do terceiro ecossistema. Eles acreditam que a disputa entre o Windows Phone e o BlackBerry, agora com novíssima versão, será mais intensa neste ano. Os novatos Tizen, Firefox OS, Ubuntu e Sailfish também deverão trabalhar para conquistar o público. O ano promete.

Vídeos: veja o Firefox OS e o Ubuntu Phone em ação

Se você gosta de números, mais informações sobre o estudo da Gartner estão disponíveis neste link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados