Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Adobe libera atualização do Flash após ataques contra usuários do Windows e OS X

Adobe libera atualização do Flash após ataques contra usuários do Windows e OS X

Paulo Higa Por

A Adobe liberou ontem uma atualização emergencial para corrigir duas falhas de segurança no plugin do Flash. As vulnerabilidades estavam sendo usadas para instalar malwares em máquinas com Windows e OS X. Não há relatos de que as brechas também estivessem sendo exploradas no Android e no Linux, mas uma nova versão também foi disponibilizada para essas plataformas. A recomendação é atualizar o plugin imediatamente.

No Windows, o usuário poderia ser infectado caso abrisse um documento do Word contendo um arquivo malicioso em Flash. A falha foi descoberta por pesquisadores da Kaspersky Lab. A partir do Office 2010, há um modo protegido que pode evitar a infecção por meio de documentos com conteúdo perigoso, mas nada impede que o usuário permita a execução. No futuro, o próprio Flash perguntará se a pessoa deseja visualizar o arquivo caso esteja usando uma versão antiga do Office.

flash-adobe

Quem usa Safari ou Firefox no OS X também é afetado. Se o usuário acessar uma página contendo um arquivo em Flash criado especificamente para atacar Macs, o plugin pode travar e permitir que um hacker controle a máquina de maneira remota. Para evitar que a praga se espalhasse, a Apple bloqueou as versões antigas do Flash.

Se você ainda não recebeu uma notificação para atualizar o plugin do Flash, é recomendável fazer o download da nova versão no site da Adobe. Os usuários do Chrome e do Internet Explorer 10 não precisam se preocupar; o Flash está integrado ao navegador e é atualizado automaticamente.

Com informações: Ars Technica, Naked Security.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thanara Corrêa
E esse pepperflash atualiza quando reinicia o chrome, já percebi isso.
Fernando Santos
Flash não presta. E digo isso sendo desenvolvedor. HTML5 FTW!
EFG
E a pergunta de um milhão de dolares é: POR QUE CARGAS D'AGUA O WORD TEM SUPORTE A FLASH?
Everton Favretto
Hum. Jurava que o Chrome precisava de update.
JoaoManoel
O Google não atualiza o Chrome quando tem falha no Flash, apenas o pepperflash (o plugin de flash que ele utiliza, que não é o mesmo do firefox e tal). Aqui atualizou umas 3 vezes o pepperflash essa semana ehehuueh.
Vitor
No meu navegador não deu problema :) Firefox rocks!
Jon Roosevelt
Fiquei p... da vida com a última atualização antes desta daí. Lá em casa uso OSX. Tava agarrando os videos do youtube e fora de sincronia entre áudio e vídeo. Só melhorava quando colocava em hd. Aí fiz um downgrade pra uma versão mais antiga e melhorou. Alguém que sofria deste mesmo problema sabe se essa nova versão aí de cima corrigiu este problema?
Everton Favretto
"Os usuários do Chrome [...] não precisam se preocupar" - Precisam sim, o Google ainda não atualizou o Chrome :/
twi_17000454
Chrome FTW!