Início » Arquivos » Celular » Surface Pro, o tablet top da Microsoft, permite instalar Linux

Surface Pro, o tablet top da Microsoft, permite instalar Linux

Proprietário pode desativar o Secure Boot na BIOS

Avatar Por

O vice-presidente da divisão de Surface da Microsoft, Panos Panay, confirmou que a Secure Boot do Surface Pro pode ser desabilitada na BIOS, permitindo a instalação de outros sistemas operacionais que não sejam o Windows 8 Pro — sim, Linux, eu estou falando de você. Ele respondia a uma pergunta no badalado AMAA (Ask me almost anything) do Reddit.

Nas palavras do próprio Panay: “Assim como outros dispositivos Windows 8, você pode acessar as configurações na BIOS e desligar o Secure Boot, permitindo assim carregar outros sistemas operacionais.”

MS Surface Pro

MS Surface Pro

O Surface RT não dispõe da mesma regalia porque está fechado e roda somente o Windows RT, aquele dependente de aplicativos distribuídos exclusivamente pela loja virtual da Microsoft. Já o Pro é uma pequena obra de arte de hardware, equipada com um honesto processador Intel Core i5 e 4 GB de memória RAM, além de uma porta compatível com qualquer monitor HDMI. Pode se tornar uma ótima opção de trabalho para quem trabalha com desenvolvimento de software.

Usando um pouco a imaginação, fica interessante pensar num Surface Pro rodando o Ubuntu e a interface gráfica Plasma Active, desenvolvida especialmente para interação por toque. Poderia fazer do Linux um sistema popular entre os computadores e tablets com touchscreen.

A notícia é uma ótima surpresa para entusiastas do sistema operacional do pinguim. Ganha pontos a Microsoft, por fazer jus ao nome Pro e permitir o uso pleno de seu tablet/laptop.

O Surface Pro custará US$ 899 quando chegar às prateleiras americanas. Lançamento agendado para 9 de fevereiro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
Não é assim que funciona, odeia-se o software da Microsoft.
YanGM
Air não tem touchscreen.
Kessler
Não entendi a surpresa, o Surface Pro é um Ultrabook com tela destacável. É evidente que suporta qualquer OS que rode em um PC.
Guilherme Macedo C.
Muito bonito :)
Carlos Pacheco
Eu já li relatos de notebooks da Samsung que "morreram", quando os usuários tentaram instalar o Ubuntu 12.04 (acho que aqui no Tecnoblog tem essa notícia). Então, uma máquina literalmente da Microsoft poder rodar Linux é bem interessante. O que me parece, este secure boot meio que "impede" a instalação do Linux...
YanGM
Não sei se daria certo um hackintosh nele, pelo hardware e pela interação touch, mas isso não impede ninguém de tentar.
Denis Belo
"...sua margem de lucro é maior que a da Apple." Está certo disso?
RamonGonz
o esquema mesmo é um dual boot!!
RamonGonz
"sua margem de lucro é maior que a da Apple" ?????????
Gaba
Não é grátis... é US$ 899 :)
EFG
O Surface RT é o fechado, o PRO que deixa instalar Linux.
fac_713198649
Esse sim faz bonito frente aos ARM http://www.zdnet.com/lenovo-thinkpad-tablet-2-first-impressions-review-7000010803/
fac_713198649
O Clover Trail que foi.
Ricardo Leite
Não é bem assim, quem odeia o Windows e não compra seus hardwares não passa de fanboyolismo....mouses Microsoft são muito bons, por exemplo, além de que a margem de lucro da Microsoft nunca que é maior que da Apple, se fosse assim, a Microsoft seria maior economicamente que a Apple...mas não é isso que acontece..
Guilherme Macedo C.
Mas o processador não tinha sido feito pra rodar exclusivamente Windows?
Exibir mais comentários