Início » Arquivos » Celular » Wine vai deixar você rodar apps do Windows no Android

Wine vai deixar você rodar apps do Windows no Android

Camada de compatibilidade já permitia rodar apps do Windows no Linux e no OS X

Paulo Higa Por

Vários softwares prometem rodar aplicativos do Android dentro do Windows – nós já falamos de um deles, o BlueStacks. Mas e se fosse possível fazer o contrário? Isso será realidade no futuro: o Wine, velho conhecido dos usuários de Linux, foi demonstrado no Android neste fim de semana e poderá executar aplicativos desenvolvidos para Windows no seu smartphone ou tablet.

O Wine para Android apareceu na FOSDEM, um evento sobre software livre que acontece anualmente em Bruxelas, na Bélgica. O líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, apresentou uma versão ainda em estágio inicial de desenvolvimento usando um emulador do Android no seu MacBook com OS X.

Notepad no Android: funciona!

Notepad no Android: funciona!

De acordo com o pessoal que acompanhou a demonstração, como o Phoronix, o desempenho de aplicativos Windows no Android estava “horrivelmente lento”. Mas isso deve melhorar com o tempo e, como sabemos, o emulador do Android distribuído no SDK do Google não é uma maravilha em desempenho – talvez o resultado fosse melhor se a apresentação fosse feita diretamente em um dispositivo Android.

A versão para Android ainda não tem previsão de lançamento e as primeiras versões não devem impressionar em quantidade de aplicativos compatíveis ou desempenho. Também não sabemos como os softwares mais complexos, como o Photoshop e a suíte Office, se comportariam num smartphone. Mas é bom ver que o primeiro passo já foi dado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Vitor BF
Wine = WINE IS NOT AN EMULATOR
Ronaldo da Gama
boa joga gta 4 no celular
Charles Anjos
Minhas dezenas de reais em jogos da GOG agradecem a oportunidade de serem rodados em android. Rollercoaster Tycoon numa tela de toque <3 Oh glória!
Patrik Guerra
Provavelmente mais um tópico pro FISL 2013 em POA... :D
Motomagx Noitatsyalp
Ja pesquisei este assunto a um bom tempo atrás, em teoria wine no android somente seria possível apenas em processadores x86, como atom, já em ARM, seria uma reescrita completa, pois, o wine executa as instruções dos programas windows sob a arquitetura x86, entretanto, ainda está mto longe de rodarmos um simples hello world no android, exceto via dosbox. ou seja: não há motivação dos desenvolvedores para isso. fonte: http://wiki.winehq.org/ARM
TaylerPadilha
Tablet Android pra rodar Windows tb não, né!? EU acho que agora você forçou a barra. :p
Guilherme Batista
Rapaz... AGORA SIM vale a pena comprar um tablet android hein? :D
Felipe Rabuske
O emulador do Android é a pior coisa que existe! Só trava e é muito lento. O Eclipse também fica uma carroça quando usado para desenvolver para Android. Não sei como o SO mais utilizado em plataformas móveis tem as ferramentas mais sofríveis para desenvolvimento.
Ezequiel Gervasio Gouveia
Muito legal.. Por isso amo o Android..Sempre com várias possibilidades
TaylerPadilha
Bóra jogar Crysis num Galaxy S3!!! \o/