Bug no Mountain Lion faz programas travarem no OS X

Digitar "File:///" trava quase todos os aplicativos no OS X Mountain Lion

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 6 dias

Independentemente do que muitos acreditam, todo software tem bugs, variando sempre no grau de periculosidade e na forma como é possível ativá-lo. O mais recente bug descoberto no OS X se encaixa justamente na categoria “curioso”: um simples trecho de texto pode travar quase todos os aplicativos no seu Mac. Simples assim.

icloud-messages-mountain-lion
Travar o Mac dos seus amigos ficou ainda mais fácil

O pequeno causador do bug são oito caracteres: ao digitar “File:///” (sem aspas) em um aplicativo do Mountain Lion, ou até mesmo abrir um link que você tenha recebido nesse formato, o aplicativo onde você digitou o trecho vai automaticamente travar. Versões mais antigas do OS X não parecem apresentar a falha.

O bug, descoberto na última quinta-feira, só ganhou atenção na noite de sexta-feira, quando o site Hacker News publicou a informação. Uma análise mais detalhada mostra que a função Data Detectors do Mountain Lion pode ser a responsável pelo problema. Essa função permite aos aplicativos do sistema reconhecerem datas, locais, dados de contatos e outras informações, facilitando a vida de quem pretende gravar esses dados nos aplicativos de agenda e lista de contatos. Ao utilizar “File:///”, a função trava e leva o aplicativo junto.

Se esse bug parece pouco para você, é só pensar nos usos práticos: se um amigo estiver usando o iMessage no iPhone ou iPad, ele só precisa enviar esse trecho para o seu aplicativo iMessage no OS X para travá-lo. Sem contar outras possíveis formas de travar navegadores e outros programas de amigos e conhecidos.

Enquanto a Apple não envia uma atualização para resolver esse problema, você pode tentar diminuir a possibilidade de travamentos indo as configurações do sistema e nas opções de Idioma e Texto, desmarcar as opções “Correct spelling automatically” e “Use symbol and text substitution”.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados