Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Bug no Mountain Lion faz programas travarem no OS X

Bug no Mountain Lion faz programas travarem no OS X

Digitar "File:///" trava quase todos os aplicativos no OS X Mountain Lion

Avatar Por

Independentemente do que muitos acreditam, todo software tem bugs, variando sempre no grau de periculosidade e na forma como é possível ativá-lo. O mais recente bug descoberto no OS X se encaixa justamente na categoria “curioso”: um simples trecho de texto pode travar quase todos os aplicativos no seu Mac. Simples assim.

icloud-messages-mountain-lion

Travar o Mac dos seus amigos ficou ainda mais fácil

O pequeno causador do bug são oito caracteres: ao digitar “File:///” (sem aspas) em um aplicativo do Mountain Lion, ou até mesmo abrir um link que você tenha recebido nesse formato, o aplicativo onde você digitou o trecho vai automaticamente travar. Versões mais antigas do OS X não parecem apresentar a falha.

O bug, descoberto na última quinta-feira, só ganhou atenção na noite de sexta-feira, quando o site Hacker News publicou a informação. Uma análise mais detalhada mostra que a função Data Detectors do Mountain Lion pode ser a responsável pelo problema. Essa função permite aos aplicativos do sistema reconhecerem datas, locais, dados de contatos e outras informações, facilitando a vida de quem pretende gravar esses dados nos aplicativos de agenda e lista de contatos. Ao utilizar “File:///”, a função trava e leva o aplicativo junto.

Se esse bug parece pouco para você, é só pensar nos usos práticos: se um amigo estiver usando o iMessage no iPhone ou iPad, ele só precisa enviar esse trecho para o seu aplicativo iMessage no OS X para travá-lo. Sem contar outras possíveis formas de travar navegadores e outros programas de amigos e conhecidos.

Enquanto a Apple não envia uma atualização para resolver esse problema, você pode tentar diminuir a possibilidade de travamentos indo as configurações do sistema e nas opções de Idioma e Texto, desmarcar as opções “Correct spelling automatically” e “Use symbol and text substitution”.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos
8GB de Ram amigão?...O HD desses iMac 2011 foi daqueles que vieram com problemas, lembra?...Ja foi trocado. Realmente se a Apple não sair com algo muito, mas muito melhor no seu próximo sistema...não sei não...
Gabriel
O Mountain Lion é um sistema pesado, o Windows 8 é aparentemente muito mais leve. Para mim, essa história de hardware + software adiciona alguns benefícios (como gestos no trackpad) mas é uma história bem overrated, no final o Windows roda sobre um escopo bem limitado de hardware também. O Android é que precisa ser recompilado e otimizado para várias arquiteturas. Bom, se você quiser continuar utilizando o OS X, recomendo abandonar o Safari. O Chrome gasta mais memória, mas devolve também. Se assisto alguns vídeos no YouTube, o Safari fica ocupando uma memória absurda sem motivos. Além disso, recomendo o aplicativo gratuito Memory Clean disponível na Mac App Store. Dá para acompanhar o consumo e limpar o "Inactive" que é útil para manter a interface ágil (não conheço o funcionamento) mas é um desperdício para processamento pesado.
YanGM
Que isso amigo, nada que uma formatação ou up na RAM não resolva (baseando me na minha experiência), com 4GB de RAM, se eu quisesse chrome + canary + apps aleatórios + virtual machine com IE, o cooler pirava, fazia um barulho semelhante a chuva em um core i7 (MacBook Pro 13', início de 2011), mais tarde descobri que o leão da montanha tem uma sede infinita por memória RAM, então além do cooler, o HD também girava como louco para compensar a falta de RAM com swap. Um simples upgrade para o dobro de RAM resolveu meu problema. Mas tenho que relatar uma experiência parecida: o Windows 7 simplesmente roda muito melhor no macbook do que rodava nos diversos notebooks com windows que eu tive. PS: que velocidades você consegue no HD Firewire? Tenho um HD externo USB 2.0 aqui e não sinto necessidade de mais velocidade.
Marcos
Fui um adepto e admirador do Lion/Mountain Lion desde o primeiro momento e torci o nariz quando testei o Windows 8 no VMWare aqui pra testar...Mas devo confessar a vocês uma coisa. Desde que instalei o 8 numa partição Boot Camp aqui que tem acontecido o contrario do que mencionei acima. Estou cada vez mais decepcionado com o Mountain Lion e cada vez mais surpreso de maneira positiva com o Windows 8. O 8 roda no meu iMac, como se tivesse sido feito para ele. Roda suavemente, leve como uma pluma. Vc não ouve barulho de nada. Ja o Mountain Lion parece pesado - como se o bicho tivesse comido um urso inteiro - e com um som estranho não sei se do HD ou do consumo de memória ou sei la. Meu Deus que agonia se vou transferir um arquivo pesado do Mountain Lion para um HD externo (fire wire)!!! Não dá pra navegar no Safari nesse momento, ou fazer qualquer outra coisa! Nem parece um sistema multi tarefas!!! E isso não acontece no 8!!! Isso me causa uma profunda decepção. Não porque eu acho que o sistema da Apple deveria ser melhor que o Windows, mas porque, nesse caso, USANDO UM iMAC, o sistema da Apple DEVERIA SER MESMO MELHOR QUE O WINDOWS!.
Julio Miguel
Bem assim msm!! No linux nem tem :) normal isso!!
Julio Miguel
Que tosco em!! mais nada que um update resolva :)
Thiago Eterno
Não travou nada aqui, o finder reiciou e só! no terminal, nada! como sempre exageros ao mac assim como os perigosos vírus que para remover basta arrastar pra lixeira!
YanGM
Testei aqui no Finder e ele travou imediatamente, mas o Firefox não. Acredito que qualquer aplicativo foi exagero, mas que o bug é bobo é.