Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Ubuntu 13.04 dirá à Canonical onde você está sempre que usar a busca online

Ubuntu 13.04 dirá à Canonical onde você está sempre que usar a busca online

Sistema de pesquisa levanta dúvidas sobre privacidade

Avatar Por

Ao que tudo indica, a Canonical vai ter que travar mais uma guerra com usuários veteranos e também com aqueles que se preocupam com a privacidade online: a partir do Ubuntu 13.04, a busca online do sistema enviará para os servidores do serviço vários dados novos, incluindo aí os dados de localização geográfica.

Busca online: melhores resultados ou invasão de privacidade?

Busca online: melhores resultados ou invasão de privacidade?

Incorporada recentemente ao Unity, a busca online do Ubuntu já havia atraído muita discussão, justamente por preocupações relacionadas à privacidade. Hoje, ao fazer uma busca pelo Unity, o sistema se encarrega de buscar não apenas nos arquivos e programas locais, como também no Ubuntu One e por fim, em algumas lojas online. Assim, se você busca por um nome de um filme, ele retornará também links para que você compre o DVD ou o Blu-Ray na Amazon.

Obviamente isso levantou muitas dúvidas sobre que tipos de dados são enviados para a Canonical, e como ela utiliza esses resultados de busca (por exemplo, vendendo esses dados para outras empresas).

O Ubuntu possuiu uma opção que permite desligar a busca online, mas muitos consideram que isso não é suficiente, visto que a busca vem ligada por padrão.

Indiferente às criticas, a Canonical parece ter um bom retorno com as buscas online, visto que os planos para o Ubuntu 13.04 estão mostrando várias mudanças e melhorias nessa área. Além da possibilidade de comprar direto pelo Dash, um documento publicado na Wiki da Canonical mostra um projeto chamado “100 Scopes”, que faz parte de uma série de mudanças na forma como a busca online funciona e até mesmo quais lojas farão parte da busca, e como os resultados serão apresentados.

No documento está descrito todo o processo de captura e envio dos dados do usuário, mas o que mais chamou a atenção é a descrição do envio dos dados de geolocalização do usuário para os servidores da Canonical. A medida obviamente serve para melhorar os resultados de busca (trazendo lojas brasileiras no resultado se você estiver no país, por exemplo), mas muitos já estão novamente questionando sobre a privacidade dos dados.

Segundo a Canonical, nenhum desses dados serão vendidos para terceiros, e eles também se comprometem a tratar as informações com o máximo de cuidado. De qualquer forma, não custa lembrar que todas essas opções poderão ser desativadas depois da instalação.

Com Informações: Softpedia

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leo
Previsão mais que correta. ehauehau Aqui estamos: windows 10! :p
Odlazi
Eu amo o projeto Ubuntu e acho que tudo que eles fizerem para que o projeto possa continuar será bem vindo.
Junior Silva
Privacidade é coisa do passado...
Tiago Gabriel
O fundamental hoje em dia é não ter direitos.
bawlaw
até quando eles vão vender a liberdade pela comodidade? não é ter medo de alguns anuncios inofencivos.. o problema é a quantidade de dados coletados, vendidos, revendidos, negociados, roubados, falsificados etc.. e é bem inutil essa pesquisa do Unity.. só deixa o dash muito mais lento.. afinal.. se eu quiser comprar algum... eu vou no site da loja.. não é todo o tempo que quero comprar..
Guilherme Macedo C.
Engraçado é que muitos não ligam pra direitos fundamentais, comportando-se como se fosse ato divino as graves violações de empresas privadas. Devem ser os mesmos que lambem as botas de ditadores fascistas.
ricardo
Milhões de sites já fazem isso sem avisar. As ferramentas de busca, por exemplo, o fazem para exibir anúncios regionais. Então, se isso não foi problema até agora, por que seria de agora em diante?
Julio Miguel
Pessoal fala mal! Mais usa google e facebook!! Que nada! isso não é problema :) Alias tem opções de desliga isso :)
Guilherme Macedo C.
Depois de colocar um adware no sistema, a Canonical está violando a privacidade de seus usuários. Próxima será o quê? Espionar conversas como o Facebook faz?
Bruno Luiz
Será que isso realmente é um problema? Galera falará mal, óbvio, mas se analisarmos o pessoal usa Facebook e Google e não tem o que fazer. Agora no caso do Ubuntu, se a pessoa não gostar é só colocar outro SO (eu recomendaria o Fedora ou o Mint). Eu, como usuário do Ubuntu, acho que a busca da Amazon é útil até, mas não para o Brasil. Porém caso eles ativarem para lojas brasileiras ela passará a ser mais interessante. A única diferença será que você não estará usando o Google para fazer isso, mas sim o Ubuntu. Se duvidar logo logo a Microsoft faz algo parecido (integrando o Bing direto no sistema).