Depois de vários meses de especulação sobre um dispositivo com sistema operacional baseado em Linux, hoje a Nokia revelou seus planos para a plataforma. A empresa anunciou o lançamento do smartphone Nokia N900, que vai rodar o Maemo.

Nokia N900 com Maemo, baseado em Debian.
Nokia N900 com Maemo, baseado em Debian.

As especificações técnicas do Nokia N900 são bastante interessantes. O processador é ARM Cortex 8, rodando com 256MB de RAM. Seu armazenamento interno é de 32GB, com slot tipo MicroSD para adição de ainda mais armazenamento. O aparelho terá tela widescreen de 3,5 polegadas sensível ao toque, que ocupará a área frontal por completo. A entrada de dados também poderá feita através do teclado QWERTY.

Mas não para por aí. O Nokia N900 também terá GPS embutido (já se tornou padrão nos smartphones da Nokia), receptor de áudio em FM, Bluetoooth 2.0 e (claro!) Wi-Fi, além de uma câmera digital com 5 megapixels de resolução.

Os donos desse aparelho não precisarão se preocupar com as redes de telefonia, pois o N900 será GSM quad-band (900/1700/2100MHz), com acesso à internet de alta velocidade através do 3G (UMTS/HSPA).

Pensando em encomendar o seu Nokia N900? O aparelho começará a ser vendido em outubro, daqui a pouco mais de um mês. No entanto, a Nokia só disse que ele estará disponível em “mercados selecionados”, o que geralmente significa que não chegará no Brasil tão rápido. O preço: 500 euros, equivalente a R$ 1.340.

Confira abaixo o (incrível) video de apresentação do N900:

[Gizmodo/Engadget]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados