Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Firefox vai bloquear Flash, Java e Silverlight por padrão

Firefox vai bloquear Flash, Java e Silverlight por padrão

Próximas versões do navegador vão incorporar o "Clique para exibir"

Avatar Por

E os desenvolvedores do Mozilla Firefox batem mais um prego no caixão do Java: a partir das próximas versões, o Firefox vai bloquear por padrão a execução de plugins de terceiros, como Java, Flash, Silverlight e outros. O motivo? Entre outras coisas, segurança.

ctp-in-action1

os avisos que o usuário deve receber

O anúncio foi feito no blog da Mozilla e baseia-se no recurso “Click-to-Play”, incorporado ao Firefox no final do ano passado. Esse recurso permita ao usuário decidir se rodará ou não um plugin externo, bastando para isso ativar o plugin que quiser rodar. Se o plugin estiver desatualizado, ele se encarrega de avisar o usuário de uma atualização disponível.

A diferença é que agora esse recurso virá configurado para bloquear qualquer recurso externo, e caberá ao usuário a responsabilidade de decidir o quê, quando e onde executar. Por exemplo, ele pode decidir que vai executar o Flash sempre, ou apenas aquela vez, ou sempre para aquele site em específico, ou até mesmo para nunca rodar em um site específico.

Entre os motivos para essa decisão, estão a melhora na performance e estabilidade (afinal, boa parte da lentidão e consumo de memória dos navegadores vem justamente desses plugins), um maior controle por parte do usuário, e principalmente uma melhoria na área de segurança.

Com as constantes falhas encontradas no Java, a decisão da Mozilla vem bem a tempo: com isso, evitam-se problemas com invasões que não tenham sido causadas pelo Firefox em si. Quem acaba tendo um pouco mais de dor de cabeça é o usuário, que agora terá que configurar site a site a execução dos mais diversos plugins existentes.

Com Informações: iG Tecnologia

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carla Dinamicas
AXEI PESSIMO COMO VOU OUVIR AS RADIOS QUI O UTILIZAM O SILVERLIGHT NOTA 0
Jefferson
Agora imagina isso em um ambiente corporativo com mais de 300 máquinas, que usa java intensamente, principalmente nos sistemas de assinatura digital.. Afe....Bem que minha falou para eu estudar. Vida de Suporte não é fácil...
Allen Franco
O dia que o html5 realmente sair do papel eu apoio algo assim, até lá... venceu a preguiça
Vitor
Quer um teste sem manipulação? Veja: http://html5test.com/
Vitor
Você reparou na URL que você passou? PRESTE MUITA ATENÇÃO NO DOMÍNIO. NÃO CONFIO MESMO. E sim, o IE10 é muito atrasado.
Fábio de Jesus
achei super válida a decisão da Mozilla, qtas vezes vi o flash travar o browser e não falo somente do Firefox, já vi o Chrome travar várias vezes também.
Teko
Apoio total, e que nos outros também sejam assim!
Allen Franco
Curioso, outros browsers não fazem isso e são bem mais otimizados que o Firefox, eu ainda não sei por que uso o firefox. Tira velocidade no desenvolvimento 64bits ai penso que estão buscando focar so na maioria do publico em 32bits ai derrepente isto. A impressão que dá é que querem deixar a operação deles menor e sem muito trabalho, até pelos comentarios dos caras de que a comunidade deveria participar mais. Opera falta de compatibilidade Chrome é se entregar ao capeta devido a privacidade IE é pedir pra se aborrecer Firefox mesmo com essa politica bizarra ainda é a opção, mesmo achando errado fazerem isso.
YanGM
Sites feitos para Chrome? É alguma piada nova que eu não fiquei sabendo? Facebook aqui é lento em qualquer browser, não me venha falar de código de uma equipe incopetente que acha normal ter uma interface complexa e não seguir guidelines de estilo. Site feito pra IE é outra piada (de mal gosto) que deveria ter morrido com o IE6, mas graças as empresas mal administradas vemos essas aberrações de pé até hoje. Se um sujeito faz um site exclusivamente para um browser ele está certificando com um diploma sua incopetência e nem de designer deveria ser chamado. IE 10 pode ser mais rápido que os anteriores mas ainda dá problemas obscuros. Nem vou citar o suporte porco ao CSS3, e suportar HTML5 do jeito que o IE9 suporta, até um IE8 suporta (com hacks). Aaaah os hacks, única maneira de se desenvolver para IE.
YanGM
bla bla bla IE10 bla bla bla. Cada cliente tem seu público alvo, alguns simplesmente precisam até hoje ter um site acessível em IE 8- pois o público alvo é de uma cidade de interior ou apenas quer tirar o seu sono dizendo que o site tem que rodar em tudo pois é seu trabalho. Vale lembrar que IE por hora é apenas para Windows 8, versão esta que muitos vão ignorar (não preciso listar motivos), Windows 7 que detém grande market share até hoje não viu a luz do mágico e revolucionário IE 10, quem dirá seus antecessores. Vale lembrar que a concorrência suporta até o Windows XP com um pé nas costas. Sejamos realistas.
Guilherme Carlos
Ótima decisão da Mozilla!
guilherme alexandre
Atualmente o Google Chrome pede permissão para executar o Java e Adobe Shockwave.
fac_713198649
Lento onde? Em sites feitos para o Chrome? Em sites feitos para o IE ele também é mais rápido. No Facebook mesmo o IE é mais rápido.
Motomagx Noitatsyalp
o que adianta, se o IE é sempre lento?
fac_713198649
A Microsoft está de acordo com tudo o que já foi homologado pela W3C. Eles não suportam nenhum recurso "experimental". Compara o IE10 com a última versão do Firefox aí!!! http://ie.microsoft.com/testdrive/HTML5/PositionedFloats/Default.html?o=1
Exibir mais comentários