Rumor do dia: YouTube planeja lançar canais com assinaturas pagas

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem publica seus vídeos no YouTube só tinha uma alternativa para ganhar dinheiro quando um vídeo faz sucesso: propagandas. E o modelo de publicidade do YouTube nem sempre é o menos intrusivo. Mas esse tipo de anúncios em vídeos pode deixar de ser a única opção aos produtores de conteúdo do maior site de vídeos do planeta. o YouTube está planejando criar assinaturas pagas para certos canais.

Canal do Tecnoblog no YouTube: é de graça, pode assinar.
Canal do Tecnoblog no YouTube: é de graça, pode assinar.

A informação é do site AdAge, que cita que o rumor veio de pessoas familiarizadas com os planos. Segundo o site, o YouTube entrou em contato com um pequeno grupo de produtores de vídeo e pediu para que eles desenvolvessem um canal em que os usuários tivessem que pagar para ver os vídeos. Nos planos estão também a estimativa do valor da assinatura: de 1 a 5 dólares por mês.

Não se sabe ainda qual o tipo de conteúdo os usuários terão acesso com o pagamento dessa assinatura, mas o site AdAge diz que o YouTube também está planejando cobrar pelo acesso a shows ao vivo e a arquivos de vídeo em certos canais. Também não se sabe qual a porcentagem da assinatura seria repassado aos produtores de conteúdo.

É bom ver que o YouTube está buscando métodos alternativos de ganhar dinheiro – não sou fã de ter que esperar 30 segundos para ver um vídeo de 10, como acontece várias vezes. Mas pagar pelo acesso a arquivos e a eventos ao vivo parece um pouco abusivo demais. De qualquer forma, veremos o que eles têm na manga no terceiro trimestre desse ano, que é quando o site AdAge diz que esse modelo será lançado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados