Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Alguns aplicativos oficiais do Ubuntu Phone serão desenvolvidos pela comunidade

Alguns aplicativos oficiais do Ubuntu Phone serão desenvolvidos pela comunidade

Avatar Por

Se você sempre quis participar de um projeto livre e mostrar parte do seu trabalho e conhecimento para o mundo, pode começar a se preparar: a Canonical liberou 12 aplicativos do Ubuntu Phone para serem desenvolvidos pela comunidade, permitindo que designers tenham seus trabalhos usados no sistema.

Seu trabalho em um sistema para smartphones

Seu trabalho em um sistema para smartphones

Com o anúncio do Ubuntu Phone alguns membros da comunidade de software livre fizeram várias críticas à Canonical, por ela ter desenvolvido muito do sistema “em segredo”, sem pedir opiniões ou aproveitar o trabalho dos membros. Para tentar remediar um pouco isso, a empresa decidiu que 12 aplicativos do Ubuntu Phone seriam desenvolvidos pela comunidade. Isso inclui tanto a programação quanto o design dos aplicativos.

A chamada para desenvolvedores já aconteceu, mas vamos combinar, desenvolvedores não são exatamente conhecidos por criarem layouts bonitos. Portanto, está aberta a chamada para designers que queiram contribuir com os aplicativos, criando telas, wireframes e conceitos que serão usados nos aplicativos.

Os aplicativos se resumem em 8 mais comuns e mais 4 com funções sociais, sendo:

  • Gerenciador de Arquivos
  • Agenda
  • Relógio / Alarme
  • Clima
  • Terminal
  • Calculadora
  • Email
  • Visualizador de Documentos
  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • Leitor RSS

Então, o que você precisa fazer (se quiser ajudar, claro) é visitar a Wiki onde a documentação está disponível, escolher o aplicativo que quiser, ler os casos de uso e as recomendações que já estejam disponíveis lá, e começar a enviar idéias ou comentar sobre o que já foi postado. Como sempre acontece em contribuições para software livre, se a sua idéia for boa ela será usada, e todos os méritos do trabalho ficam para você, seu nome aparecerá na lista de desenvolvedores, etc.

Pode parecer pouco, mas profissionais jovens podem usar essa oportunidade como portifólio. Convenhamos, criar a agenda do que pode ser o novo grande sistema para smartphones é algo bacana para mostrar em entrevistas de emprego.

Veja o Ubuntu Phone em ação

Fizemos um vídeo mais do que exclusivo do Ubuntu Phone em demonstração no booth da Canonical na CES. Foi gravado na primeira semana de janeiro diretamente de Las Vegas e tem quase 10 minutos de demo. Aproveite.

Com Informações: OMG Ubuntu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Santos
Mesmo que eles não tenham falado com o resto da comunidade, eu acho que têm um sistema saudavel e que podem agora abrir as portas à Comunidade de maneira a que possam construir sobre um sistema solido :D
Ian Brunelli
Da Wiki: "To contribute design, first ensure you have picked an app and then read the Design Guidelines." Ou seja, não é simplesmente fazer o design, tem que fazê-lo seguindo as diretrizes da Canonical. E não é simplesmente fazer o design, enviar e ter a certeza de que será adotado. A Wiki provavelmente receberá várias propostas, que serão escolhidas pela comunidade.
Ian Brunelli
Estou curioso para ver designs do Terminal. A Jolla disse estar preparando "o Terminal mais bonito em todo o mundo" para o Sailfish OS, mas a comunidade de designers do Ubuntu/eOS (que, creio eu, também se empolgará e contribuirá para este desenvolvimento) é simplesmente incrível!
@kadugaspar
Pensei o mesmo. Se cada desenvolvedor vai criar o aplicativo da forma como quiser, incluindo o design, pode ser que o sistema vire uma bagunça sem identidade visual definida.
ricardo
Ubuntu Phone vai ficar show.
Guilherme Macedo C.
A mesma utilidade no desktop: ser usado por usuários avançadas para obter mais recursos que por interface gráfica não seria possível.
Vinícius
Bem, qual seria a utilidade do terminal num sistema de celular?
Guilherme Macedo C.
Isso pode ser feito sem problemas
Matheus Fernal
Não acho isso uma boa ideia. A Canonical é quem deveria desenvolver os aplicativos nativos do sistema pra manter a coerência visual e definir padrões.