Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Canonical planeja acabar com os lançamentos semestrais do Ubuntu

Canonical planeja acabar com os lançamentos semestrais do Ubuntu

Desenvolvedora aposta nos lançamentos de longo prazo

Por

Em uma grande mudança que ainda está sendo discutida, os desenvolvedores da Canonical estão considerando a possibilidade de transformar o Ubuntu em uma distribuição rolling release. Ou seja, abandonar o ciclo de atualizações a cada seis meses, lançando oficialmente apenas as versões LTS da distro.

ubuntu-1210

Ubuntu 13.10, talvez a última distro do ciclo de seis meses

A informação foi passada por uma das líderes de desenvolvimento do Ubuntu, Leann Ogasawara, em um Hangout do Google+. Segundo ela, a ideia é focar em um modelo de distribuição de LTS para LTS, eliminando assim as versões intermediárias. Qualquer atualização entre as versões 14.04 e 16.04 ocorreria normalmente, sem ser necessário uma nova versão entre elas.

Distribuições com o modelo rolling release de atualização estão se tornando cada vez mais comuns, pela praticidade. Em vez de criar um grande pacote de atualizações periódicas, os desenvolvedores vão lançando as novidades e atualizações normalmente, e você atualiza apenas aquilo que quiser. Como o Ubuntu já lança as chamadas versões LTS (Long Term Support, ou suporte de longo-prazo) a cada dois anos, a ideia é tornar oficiais apenas as versões LTS, e tudo o que vier entre elas serão atualizações simples.

Claro que tudo isso ainda está sendo discutido, e há prós e contras na decisão. O Ubuntu costuma atrair a atenção da mídia e de possíveis novos usuários a cada nova versão, e uma decisão como essa diminuiria e muito o hype em cima das novidades. Por outro lado, distribuições rolling release são bem mais simples de manter, tanto para os desenvolvedores, quanto para os usuários. Como sempre, só nos resta esperar.

Outra possibilidade para a mudança é que com isso eles teriam mais tempo para continuar usando os codinomes, já que a versão 13.04 já está na letra R. Mas isso é só especulação…

Com informações: WebUPD8.