Windows 8 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Faltam poucos dias para o fim do mês e a Microsoft ainda não se deu ao trabalho de explicar qual será o valor definitivo do Windows 8 e do Windows 8 Pro para usuários finais. Estes são os dois sabores que a companhia oferece atualmente por preços mais em conta durante um período de campanha publicitária em prol da adoção do sistema operacional. Tudo deve mudar a partir de 1º de fevereiro.

A companhia tinha prometido dar mais detalhes sobre o assunto no início de 2013. Pois bem, já foi quase um mês e nada de a subsidiária se manifestar.

Enquanto isso, a Microsoft dos Estados Unidos publicou na semana passada a lista com os preços do Windows para usuários finais:

  • Windows 8 – 119,99 dólares no varejo e no site oficial.
  • Windows 8 Pro – 199,99 no varejo e no site oficial.

O Windows 8 foi lançado com grande festa em São Paulo. Pryscila Alves, a gerente-geral para o sistema operacional, classificou o preço de R$ 69,90 na internet e pelo Pro como “agressivo”. De fato é. Sai mais barato comprar a atualização do Windows no Brasil que nos Estados Unidos. Imagino que a discrepância se repita em outros mercados mais maduros que o nosso. Resultado de uma companhia desejosa de empurrar a todo custo uma nova interface gráfica que ainda levanta dúvidas e causa estranheza ao usuário final (sim, Metro, estou falando de você; minha avó não gosta de você).

Falta também saber quanto custará o Windows 8 na versão conhecida como System Builder, aquela que não depende da existência de uma versão anterior da plataforma para validar a instalação. A Microsoft Brasil não se pronuncia sobre o assunto e informa que “não temos informações para dividir” no momento.

Henrique Martin do Ztop levanta três hipóteses para a falta de preços até o momento: estão ocupados com o lançamento do Office novo; esqueceram; ou vai ser caro e querem evitar a má repercussão da notícia quando ela sair. Eu estou apostando na última hipótese – acho que o Henrique também.

Veja pelo lado bom: você ainda tem alguns dias para atualizar seu sistema operacional pagando somente R$ 69,90. Claro que precisa de um Windows 7, Windows Vista ou Windows XP original para instalar a versão mais nova.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados