A Intel está passando por vários desafios: as vendas de desktops estão diminuindo ano após ano, o lucro líquido da empresa caiu 15% em relação a 2011 e a Qualcomm, rival no mercado de processadores para dispositivos móveis, ultrapassou a Intel em valor de mercado. Agora, a fabricante de Santa Clara decidiu abandonar o mercado de placas-mãe para desktops.

Os processadores Intel Core de quarta geração (também conhecidos como Haswell), que serão lançados ainda este ano, serão os últimos a receber uma placa-mãe compatível da Intel. As placas-mãe da empresa sumirão aos poucos nos próximos três anos, deixando espaço para que Asus, Gigabyte e ASRock, que hoje dominam o mercado, cresçam ainda mais.

intel-placa-mae

Felizmente, a Intel não vai mandar ninguém embora: quem trabalha na divisão de placas-mãe será movido para outros grupos. Além disso, a Intel vai continuar produzindo chipsets e desenhando modelos de referência para ultrabooks e tablets. A Intel também desenvolverá algumas placas-mãe que serão usadas como base para que outros fabricantes façam seus próprios produtos, para garantir que a qualidade não caia nos próximos anos.

Curiosamente, a decisão da Intel de abandonar o mercado de placas-mãe chega alguns meses após rumores dizerem que os processadores Broadwell, que serão fabricados em 14 nanômetros e chegarão em 2014, não permitirão mais upgrade; eles serão embutidos na placa-mãe, assim como acontece nos smartphones e tablets. Será que isso tem algo a ver?

Com informações: AnandTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Medeiros
pra ver como vc estava errado. 5 anos depois e o mercado de descktops continua firme e forte. ainda mais pra quem quer jogar em qualidade ULTRA a 60FPS.
vms2990
Placa mãe Intel pior que a Asus? De onde vocês tiraram isso, a placa Intel sempre teve a frente da outras placas. Já tive placa da Asus, Zotac, e Intel, as duas primeiras só me deram prejuizos e dor de cabeça. É uma pena mesmo que vão parar de fabricar.
Marcio Andre
vai fazer muita falta sim como não, os produtos Intel sempre foram de ótima qualidade, porém caros, mas de qualidade, ainda mais eu que sou traumatizado com ASUS desde o socket 478 perdi 3 placas em menos de 1 ano.
Thiago Sacramento
a pior coisa é hackintosh
Gustavo R.
Me dá o dinheiro que eu compro...enquanto isso, usarei hackintosh sim...a pirataria existe para tornar acessíveis os produtos caros às classes mais baixas.
Thanara Corrêa
Ainda prefiro a Asus.
Caio Secco
Podem não ser pra gamers... mas estão longe de serem ruins ! Uma pena! Preferia ter lido: PC Chips desiste do mercado de tecnologia ! kkkkk
Alexandre Ribeiro
Já vai tarde, as MOBO Intel sempre ofereceram menos por mais, era só pegar uma placa com um determinado chipset e comparar com as soluções da concorrência, invariavelmente sempre tinha coisa melhor bem mais barata... Quanto ao processador ser integrado direto na placa-mãe, isso já estava na hora de acontecer, a cada nova geração de processadores, novos sockets são exigidos, acaba que o conjunto inteiro tem que ser trocado. Eu troco de PC todo o ano, e faz MUITO tempo que eu fiz um upgrade apenas do processador. Processadores são umas das peças mais duráveis, não queimam à toa, é muito improvável que se uma MOBO integrada der pau, seja o processador o problema. Por mais que eu goste dessa torre enorme aqui do meu lado, eu tenho que admitir que os dias dela estão contados...
cadeoluiz
A minha é da Intel. Pra mim não é limitada, uma vez que tem suporte aos sockets mais atuais, como PCI-Express 16x, SATA II, e etc...
ricardo
Aparentemente não farão falta, mas de qualquer forma é menos um concorrente no mercado, o que pode empurrar os preços para cima.
Thiago Duarte
Antes tarde do que nunca, placas mãe caras e com poucos recursos.
RodrigoKrZ
Realmente não váo fazer falta, nunca achei uma intel que tivesse vantagens sobre uma asus, em comparação de placas de memso nível de preços
Fabio
O negócio da Intel é processadores... a área de SSD também pode ter o mesmo fim...
Rodrigo Volta
Só pra esclarecer: a Intel não fabrica as placas-mães de produtos da Apple. Quem os faz é a Foxcomm. Então, a produção de MB pra empresa da maçã não será prejudicada. E na boa: MB Intel são horríveis e ao meu ver, bem mais caras que as similares Asus ou Gigabyte que oferecem bem mais recursos em uma placa similar a um preço melhor! Então, a Intel já vai tarde! Aos "Hakintocherers" de plantão: parem de gambiarras e comprem um computador Apple! :-)
TatoGomes
Ficam mais caros, ué... Normal. =D
Exibir mais comentários