Smart geladeira sugere receitas dependendo dos alimentos comprados

Refrigerador da LG conversa com smartphones rodando Android e iOS

Thássius Veloso
Por

CES 2013 em Las Vegas, EUA – Como dito anteriormente, a LG vem apostando forte na vida “smart” (inteligente). Entre os produtos para facilitar a vida do consumidor, a companhia mostrou uma smart geladeira (sei lá se é assim que vai se chamar no Brasil) com visor touchscreen na porta capaz de fornecer algumas informações bem interessantes para o consumidor.

Entre elas, a mais importante, sem sombra de dúvida, é a sugestão de receitas culinárias dependendo daquilo que tem dentro da geladeira. O mestre cuca seleciona os ingredientes, como bacon e cerveja, para que o gadget forneça algumas ideias de pratos do dia. São mil receitas cadastradas dentro do dispositivo. Acredito que a conexão com a internet via Wi-Fi traga mais resultados de parceiros de conteúdo.

A smart geladeira de duas portas mostrada na coletiva de imprensa responde a uma série de comandos por meio do touchscreen. Em vez de anotar um recadinho em papel e colar na porta da geladeira, o usuário simplesmente abre o app de notas e cumpre a mesma tarefa. Google Calendar sincroniza com o refrigerador, de acordo com informações da LG.

O sistema de receitas e ingredientes não identifica automaticamente aquilo que foi colocado no refrigerador porque não tem compatibilidade com NFC. O cozinheiro ainda tem que inserir os dados manualmente. Por outro lado, a geladeira armazena dados de vencimento dos alimentos. Um alerta é emitido se passar do prazo.

Não tenho informação sobre preço ou disponibilidade do produto no Brasil. De qualquer forma, é interessante ver como a chamada linha branca vem recebendo melhorias graças à tecnologia.

A smart geladeira se comunica com aplicativos para Android e iOS. Não consegui confirmar a informação, mas suspeito de que rode Linux – talvez Android.

Thássius Veloso viajou a convite da LG.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados