CES 2013 em Las Vegas, EUA – Próxima geração de chips para celulares e tablets, o Tegra 4 foi anunciado oficialmente na coletiva de imprensa da Nvidia que antecede a CES 2013. Há uma série de promessas envolvidas nos novos processadores, dentre elas maior desempenho ao processar fotos (com tecnologia análoga ao HDR) e maior rapidez ao carregar páginas da internet.

Durante a demonstração do Tegra 4 foram usados dois tablets Nexus 7, um deles com o processador Tegra 3 quad-core, outro com a mais recente adição à linha de processadores da Nvidia. Claramente deu para perceber que o desempenho do Tegra 4 supera em muito o da família anterior de processadores.

Ainda permanece não resolvida a ausência de modem LTE integrado ao chip, mesmo problema da linha Tegra 3. A Nvidia ainda não encontrou uma forma de unificar os componentes. Fabricantes de celulares, tablets e quiçá notebooks terão de adicionar o LTE à parte, o que pode impactar no consumo de energia elétrica. Essa costuma ser a maior vantagem dos chips para dispositivos móveis: gastar menos para que os gadgets fiquem mais tempo no bolso dos consumidores antes de recorrer à recarga. Icera i500 é o nome do chipset oferecido pela Nvidia para adicionar conectividade por LTE a dispositivos móveis.

Tegra 3 utiliza arquitetura de 40 nanômetros. Pode ser que o Tegra 4 tenha chegado a um novo estágio de miniaturização com 28 nanômetros. Essa informação não foi confirmada pela fabricante até a publicação deste artigo.

A Nvidia ainda não informou o clock previsto para a linha Tegra 4. De acordo com a empresa, tanto fotos quanto vídeos serão processados pelo mesmo esquema do HDR por hardware. Em última instância, significa que qualquer software de edição de imagem atualmente disponível será compatível com a tecnologia.

Ainda segundo informações da fabricante, o processador recém-anunciado suporta vídeos em resolução ultra-HD (o chamado 4K).

Thássius Veloso viajou a convite da LG. (Texto atualizado às 05h13)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rogério Calsavara
Tive um Atrix com Tegra 2. E quando eu o comprei esperava muito do "smartphone mais poderoso do mundo", como a Motorola anunciava na época, mas fiquei decepcionado. Não sei se era por causa do Tegra 2, do Android ou de alguma customização da Motorola, mas o fato é que o smartphone deixava a desejar. Não que fosse ruim, mas não era tão bom.
Gabriel
Pelo que vejo nos benchmarks e reviews, o Tegra 3 possui uma boa CPU mas GPU mediana. A nVidia possui muitos jogos otimizados para seu processador no Tegra Zone, mas em benchmarks ele perde para a concorrência. Na prática os Tegra são realmente melhores para games que outros Android, mas o Snapdragon S4 Pro consegue resultados mais expressivos em benchkmarks. A GPU do iPhone 5 também possui resultados brutos melhores e o Tegra Zone não é mais uma grande vantagem se comparada com a App Store. Além disso, a eficiência energéticas dos processadores da Samsung, Qualcomm e (muito provavelmente) Apple são melhores que o Tegra 3. Ponto importantíssimo quando se fala de processadores mobile. Eles são bons, mas pecam em alguns pontos.
Thássius Veloso
LTE opcional em um componente separado.
TaylerPadilha
Pra nós aqui, tanto faz, é até melhor (menos componentes = preço menor). Mas para o EUA/Europa, sei não...
Jeferson Guarani Kaiowá
28 nanometro tegra 4, vou espera o tegra 6, 7.... Eu acho aue a nvidia fez certo em não ter LTE, e vcs oa ue acham?
Jeferson Guarani Kaiowá
Eu estava acordado essa hora, aff... Nem entrei no site rs
Douglas Henrique
Muita propaganda? Me diz qual celular bate o HTC One X+ em processamento e gráfico?
Gabriel
Vejamos se a nVidia conseguirá entregar um processador fantástico ou continuará muito marketing para pouca coisa.
Claudio H.
Falaram tanto desse processador, agora é esperar os benchmarks saírem. Será que vai ganhar dos Exynos / A* da vida?
TaylerPadilha
FORÇA INTEL!
olacir
Esperar mais especificações como o clock, se vem com suporte a 4K e e melhor processamento pra fotos, do outro falta de LTE pode pesar..
olacir
kkkk, viciado :D
Paulo
Ele tem LTE ou não? O Gizmodo diz que tem.. http://www.gizmodo.com.br/o-processador-tegra-4-da-nvidia-chegou/ '--'
jocivan
Post de madrugada? Acho que fui o primeiro leitor.