Loja da rede Fotobar com diversos Macs instalados
Loja da rede Fotobar com diversos Macs instalados

Milhões de fotos chegam a sites como Facebook, Google+, TwitPic e Instagram diariamente. Celulares com câmeras poderosas substituem as câmeras compactas, criadas especificamente para este fim, com facilidade monstra. Só tem um problema: a gente acaba fazendo foto demais, mas guardando conosco fotos de menos. A Polaroid tem uma nova proposta para resolver a questão que depende tijolo e argamassa em vez dos bits e bytes da fotografia digital.

A fabricante de material fotográfico vai construir lojas de verdade, daquelas que você tem que se dirigir para receber o atendimento. Primeiro nos Estados Unidos, as lojas Fotobar terão funcionários especializados em auxiliar os consumidores a tirarem as fotos dos gadgets e editá-las antes de mandar para impressão.

Clientes poderão escolher molduras para fotos
Clientes poderão escolher molduras para fotos

Pelo menos dez lojas tidas como “experimentais” serão abertas na América; a primeira delas em Delray Beach, na Flórida. Las Vegas e Boston também figura nos planos da Polaroid para este ano. Vejamos se a ideia vai para a frente.

Vai funcionar da seguinte forma. O cliente chega a loja e vai a uma área na qual os funcionários recolhem as imagens digitais e as enviam para computadores em uma bancada. A partir deles dá para editar as fotos, melhorá-las, corrigir o que precisar de correção. Filtros estão na lista de recursos suportados pelas máquinas; só não sabemos se vai repetir as funções às quais muitos se acostumaram por causa do Instagram.

Em seguida, finda a edição da foto, o consumidor terá de escolher em qual material vai imprimir a imagem: acrílico, bambu, madeira, metal e tela. Também poderá escolher entre uma série de molduras diferentes. A Polaroid diz que as lojas da rede Fotobar são focadas na experiência do usuário (já ouviu esse discurso antes).

Lembro bem que fui a uma loja de fotografia pela última vez há mais de seis meses. Recentemente, familiares mandaram imprimir fotos da defesa de TCC e só. Não é exatamente comum mandar imprimir fotos. De toda forma, a fabricante de materiais fotográficos aposta nessa tendência enquanto algumas empresas nacionais, entre elas a 256 Pixels, crêem que os usuários querem a comodidade de enviar as fotos pela internet e recebê-las impressas via correios.

Com informações da PC Magazine.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados