O Qik é uma dessas startups que oferecem transmissão de vídeo ao vivo, a partir da webcam do computador ou de dispositivos móveis. Até pouco tempo atrás, a lista de dispositivos suportados pelo Qik não incluía o iPhone 3GS, mas isso mudou.

Donos do smartphone da Apple já podem baixar o aplicativo, que é de graça, na App Store (link para iTunes Store aqui). A app faz uso da câmera do iPhone 3GS e da API que permite que aplicativos externos utilizem o modo de filmagem do celular.

No entanto… Não há transmissão de vídeos ao vivo! O aplicativo do Qik grava o vídeo e inicia o upload imediatamente assim que a gravação é encerrada. Segundo a empresa, sem precisar apertar qualquer outro botão, pois o processo é completamente automatizado.

Qik no iPhone 3GS: biblioteca de vídeos.
Qik no iPhone 3GS: biblioteca de vídeos.

O aplicativo também usa o GPS do iPhone 3GS para informar a localização exata dos vídeos publicados, que podem ser em modo paisagem ou modo retrato (graças ao acelerômetro).

Infelizmente a falta de transmissão ao vivo não é a única limitação do software. Por enquanto, não tem como transmitir os vídeos através da rede 3G da AT&T nos Estados Unidos. O usuário do Qik que seja dono de iPhone 3GS fica limitado à transmissão via Wi-Fi. Mas o Qik garante que já enviou uma atualização da app com upload através de 3G para a equipe de revisores da App Store. [Download Squad]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados