Início / Arquivos / Gadgets /

PCs da Asus terão sensor de movimentos da Leap Motion

Sensor é capaz de detectar movimento de apenas 0,01 mm

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Lembra do Leap, aquele sensor de movimentos que prometia ser até cem vezes mais preciso que o Kinect e funcionaria no Windows e no OS X? A Asus anunciou hoje que fechou uma parceria com a fabricante Leap Motion para incluir a tecnologia do pequeno acessório em alguns notebooks e all-in-ones com Windows 8 que serão lançados ainda neste ano.

A tecnologia da Leap Motion permite que o usuário controle o sistema por meio de gestos com as mãos. O sensor acompanha as mãos a uma taxa de 290 frames por segundo e pode detectar um movimento de apenas 0,01 mm. Por ser tão sensível, é possível usá-lo não apenas para jogar Fruit Ninja ou navegar na internet, mas também fazer tarefas que exigem mais precisão, como modelagens 3D e desenhos. O vídeo de divulgação mostra isso:

O Leap entrou em pré-venda por US$ 69,99 em maio de 2012 e não é tão caro, mas a Asus decidiu incluir a tecnologia apenas em all-in-ones “premium” e notebooks “high-end” — um jeito bacana de dizer “caros”. Embora não estejamos acostumados a fazer gestos na frente de um computador (e isso pareça meio constrangedor), o Leap pode ser um bom complemento aos velhos teclado e mouse e, claro, aos touchscreens que estão sendo incluídos em muitas máquinas com Windows 8.

A Leap Motion diz que já enviou 12 mil unidades do seu sensor de movimentos para os desenvolvedores interessados e já iniciou a produção em massa do dispositivo. A empresa conseguiu um investimento de US$ 30 milhões e diz que “vários outros fabricantes” estão interessados na tecnologia, logo, pode ser que em breve tenhamos algo parecido no Brasil.

Com informações: Neowin, VentureBeat.