Sempre que a rede das operadoras permite, tentamos ligar para os amigos e entes queridos que estão distantes durante o ano novo. Quando ela não permite, tentamos mandar uma mensagem de texto ou pelo menos uma mensagem via WhatsApp, que só exige rede 3G ou WiFi para funcionar. E nesse réveillon o WhatsApp anunciou a quebra de um recorde: os servidores do serviço processaram 18 bilhões de mensagens em um só dia.

whatsapp-18bilhoes-hero

Ao todo foram processadas 7 bilhões de mensagens de entrada e 11 bilhões mensagens de saída no dia 31 de dezembro de 2012. Essa diferença de números acontece, segundo o que o próprio WhatsApp já explicou em meados de agosto, devido aos grupos de conversa – nesse caso, a mesma mensagem é enviada a várias pessoas ao mesmo tempo, então contam como mais de uma mensagem de saída.

O recorde anterior era de 10 bilhões de mensagens processadas em um só dia, algo que aconteceu em agosto do ano passado. Esse número é cinco vezes maior do que o a quantidade de mensagens processadas em abril do mesmo ano, o que demonstra o crescimento incrível do aplicativo ao longo dos meses.

Em contraste a Apple anunciou que o iMessage processava 28 milhões de mensagens por segundo no dia 24 de outubro de 2012, o que dá uma média de “apenas” 2,5 bilhões de mensagens por dia. Mas como o iMessage está disponível em Macs e iPads também, diferente do WhatsApp, não é exatamente uma comparação justa. São apenas números gigantes.