Depois de “iphone”, Gradiente apresenta o “player de internet” para televisão

Espécie de set-top box se conecta por HDMI e exibe conteúdo em Flash

Lucas Braga
Por
• Atualizado há -3500 s

Depois de uma grande polêmica com o lançamento de um smartphone chamado iphone (escrito assim mesmo, em minúsculas), a Gradiente anunciou a chegada de um novo produto, dessa vez destinado a aparelhos de televisão. O LinkBox LB100 tem como tarefa levar conteúdo da internet para TVs que não se enquadram na categoria de smart TV. Ele é chamado pela fabricante de “player de internet”.

A caixinha roda Android 2.3 e funciona com diversos serviços online, como YouTube, Vevo, Netflix, Climatempo, UOL, iG, além das redes sociais Facebook e Twitter. O acesso à internet não se limita apenas aos serviços citados: o LinkBox oferece navegador de internet para acessar a web – detalhe: com suporte ao Flash Player.

A navegação é realizada através de um mini-teclado QWERTY sem fio, que também possui um trackpad para utilizar o mouse. E calma lá: o teclado vem com um dongle USB, e para usar no aparelho é necessário ocupar uma das duas portas USBs disponíveis. E sim, é possível encontrar teclados idênticos a esse em lojas chinesas de gadgets baratos.

linkbox-lb100-gradiente

As especificações do aparelho são medianas. O processador é um ARM Cortex A9 de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e 4 GB de memória interna, sendo 3 GB disponíveis para o usuário. A caixinha também tem suporte a USB e cartões SD, onde é possível ligar um pendrive ou HD externo e reproduzir músicas, imagens e vídeos no formato H264, DivX, XviD, VC1 MPEG1, MPEG2, MPEG4, RMVB, H263, M-JPEG e MKV.

Para se conectar à internet, o LinkBox dispõe de conexão Wi-Fi integrada ou cabo Ethernet. E uma função curiosa: o LinkBox pode se transformar em um roteador sem fio, de forma a possibilitar o compartilhamento da conexão com outros dispositivos da casa. Parece legal, tenho certo receio de utilizar um dispositivo desses como roteador principal.

O aparelho só funciona com televisores com entrada HDMI, e tem preço de R$ 499. Meio salgado, mas é uma opção para quem não tem uma Smart TV e quer usar serviços online.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados