Início » Arquivos » Carro » Montadora coloca Google Maps no painel do carro

Montadora coloca Google Maps no painel do carro

Kia Motors anuncia Sorento 2014 com reconhecimento de voz

Avatar Por

Os poderosos mapas do Google, aqueles que abastecem o sistema Android, estarão também no painel do carro. A Kia Motors anuncia para a próxima safra de veículos integração com Google Maps e Google Places, as plataformas de mapas e de informações sobre estabelecimentos do gigante da internet. Para tanto, é preciso ter essa belezinha da foto.

O utilitário Sorento no modelo 2014 contará com a presença do sistema UVO integrado ao veículo. É assim que a Kia chama toda a parte de informática do carro. Por meio dela, o proprietário tem acesso a dados de telemetria e funções deo carro. Não bastasse isso, terá o Google Maps ali, no visor do painel, para todos os momentos.

Kia Sorento 2014

Kia Sorento 2014

Painel do Sorento

Painel do Sorento

Google Maps e Google Places fazem parte do acordo de licenciamento de mapas e de conteúdo assinado pela montadora coreana e pelo buscador. Proprietários do veículo terão acesso a pontos de interesse na base de dados do Google, além de poderem adicionar os pontos de interesse próprios ao sistema UVO. Para tanto, continuará sendo necessário o smartphone, que enviará as informações ao painel do carro por meio do serviço Send2Car. Detalhe importante: o app do UVO só funciona com iPhone neste primeiro momento.

O Sorento 2014 não vem de fábrica com o kit chamado de UVO eServices. É por meio dele que o Google Maps e Google Places será distribuído. Fora localização geográfica, o mesmo UVO traz funções como comando de voz para arquivos de mídia e diagnóstico inteligente de problemas no veículo. Só falta falar.

Enquanto isso, a Ford continua apostando no Sync fornecido pela Microsoft, e a Chevrolet oferece um botão no volante dedicado à integração com o assistente pessoal Siri, presente no iPhone da Apple.

A Kia Motors America disse ao Tecnoblog que não possui imagens do Google Maps no painel do carro para compartilhar. O acordo foi anunciado recentemente e ainda levará alguns meses para que o Sorento 2014 ganhe as lojas e as ruas dos Estados Unidos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RamonGonz
acho que nao tem nada a ver uma coisa com a outra... Google Maps é distribuido normalmente pra outros sistemas moveis como iOS, Blackberry, Win Phone... http://www.google.com/intl/pt-BR/mobile/maps/
RamonGonz
pois é, vamos aguardar, acho que essas duvidas serao esclarecidas mais pra frente mas a ideia é interessante independente de qualquer coisa acho que é questao de tempo pra carros começarem a sair de fabrica com modem 3/4G (como ja vi em reportagem aqui mesmo um que vinha com um modem da claro, mas ai nao era um modem interno, era um modem comum adaptado).
Edmilson
Deixa eu ver se eu entendi bem, eles estão oferecendo o Maps do Google sem integração com o sistema operacional do Google?
trovalds
Não vai chegar ao BR? O automóvel é vendido aqui.
Alexandre Salau
É possível ter os mapas do google offline sim.
Thássius Veloso
Essa é uma boa pergunta, Ramon. A Kia não esclareceu a questão.
RamonGonz
os mapas do Google estão off-line (nem sei se é possível isso no caso do Google Maps) ou o carro precisará da conexão 3G do smartphone para usar o recurso?
José Guilherme Silva
Ótimo! Contribui também com o GPS! Eu acho melhor o GPS parece desatualizado tipo: Quando você vai pra uma BR vai pra uma rua! Mais o Google Maps não, ele atualizar todo momento para ver se existe um caminho direito! Eu acho que o GPS só localiza você!