iOS 6 tem falha no recurso Não Perturbe

Função não está desligando automaticamente nos primeiros dias do ano

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
"Não Perturbe" do iOS 6 fica ativado no horário errado
“Não Perturbe” do iOS 6 fica ativado no horário errado

Usuários do iOS 6 de várias partes do mundo estão enfrentando problemas com o recurso Não Perturbe (Do Not Disturb) nos primeiros dias de 2013. A função, que desativa temporariamente as notificações do sistema e recusa chamadas telefônicas e do FaceTime, para que o usuário não seja incomodado enquanto está dormindo, não está sendo desligada automaticamente no horário programado.

A falha começou a aparecer justamente no dia em que a Apple veiculou um novo comercial do iPhone 5 que destaca o funcionamento do recurso:

Estranhamente, o bug não atinge todos os usuários e não há um padrão identificado quanto aos dispositivos afetados. Aqui no Tecnoblog, um iPad de terceira geração continuava com o recurso ativado às 10h53, quando deveria ter sido desativado às 7h. No fórum do MacRumors, uma pessoa que mora no Japão diz que seu iPhone 4 e seu iPad 2 tiveram o mesmo problema.

Não é a primeira vez que o iOS tem problemas com recursos que dependem do horário do sistema para funcionar. Em novembro de 2010, usuários da Europa e dos EUA estavam sendo acordados uma hora mais cedo ou mais tarde por conta de um bug com o horário de verão que já afetava os brasileiros. A Apple prometeu uma correção no iOS 4.2. Nos dois primeiros dias de 2011, outra falha fez com que alarme não tocasse no horário determinado. Isso se repetiu em março de 2011.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto. Por enquanto, a solução é entrar nos Ajustes e desligar manualmente o recurso — e torcer para que o mesmo problema não ocorra amanhã. Mas veja pelo lado bom: se alguém ficar bravo porque você não atendeu a uma ligação, é só dizer que você tem um iPhone.

Atualização às 17h35: A Apple está ciente do problema e disse que o Não Perturbe voltará a funcionar corretamente após o dia 7 de janeiro, segundo o Ars Technica.

Com informações: Cult of Mac, MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados