Início » Arquivos » Tecnoblog » Sete anos (ou 2.557 dias) de Tecnoblog

Sete anos (ou 2.557 dias) de Tecnoblog

Thiago Mobilon Por

Você já deve ter percebido pelo horário da publicação desse texto que não foi exatamente fácil escrevê-lo. Todo ano é assim, a gente tenta fazer uma análise de onde acertamos e erramos, mas esse ano foi tão movimentado para o TB, que na hora de montar a listinha a memória falhou.

Por exemplo, esse foi o ano que materializamos o nosso sonho de muito tempo, a montagem de uma redação própria na cidade de São Paulo, o Tecnocenter.

Rafa, Higa, Gus, Trevis, Eu e Thas

Quando a equipe trabalha junto, amadurece muito mais. Posso dizer por mim, aprendi demais com Thás, Rafa e Higa esse ano, graças às inúmeras discussões que surgiam no meio das tarefas. Você perde essa espontaneidade quando a equipe não trabalha no mesmo ambiente.

E falando em equipe, a nossa ganhou novos membros esse ano. Primeiro o Paulo, que se juntou ao time de editores em março e segundo o Leandro, que já trabalhava no TB desde 2008, mas agora também faz parte do time em tempo integral, com registro em CLT.

Também tivemos o início do Tecnoblog Podcast. Com 34 episódios publicados, o programa em áudio já soma mais de 308 mil downloads – média de 9.060 downloads por episódio.

Começamos o ano com uma média de 1,1 milhão de pageviews mensais e estamos fechando na casa dos 2,3 milhões. Só não conseguimos mais porque o servidor não aguentou. Mas acho que disso vocês já sabem, né?

Começamos a migração de servidores em setembro e foi um sofrimento só. Com a mudança de plataforma, o site apresentou muitos problemas para os quais não estávamos preparados. Foi necessário contratar outra empresa para o trabalho e replanejar a estrutura do zero.

Fizemos a nova migração há cerca de duas semanas e só tenho uma coisa a dizer: agora vai!

Hoje mesmo tivemos um pico de 1.100 leitores simultâneos online e o servidor só precisou de uma instância small pra aguentar todo o tráfego. Se você não entende de Amazon AWS e servidores, isso é tipo muito pouco. Num ambiente mal configurado, seriam necessárias ao menos 6 instâncias iguais para o mesmo tráfego.

1100 usuários online, apenas uma instância rodando.

Também teve a parceria com o R7 que anunciamos há algumas semanas. Um portal que já nos deu destaque de capa no dia em que fechamos a parceria. É esse tipo de parceria que vamos buscar em 2013, que trazem retorno não apenas financeiro, mas que ajudem o TB a crescer ainda mais, seja em audiência ou experiência.

O que esperar de 2013?

Agora que a migração terminou e que estamos conseguindo reestabelecer todos os recursos do blog (login voltou a funcionar 100%!), a prioridade é o desenvolvimento da versão 3.0. Essa é a novidade que eu posso contar agora. Algumas mudanças grandes estão por vir, mas prefiro deixar para contar tudo na hora certa.

Parabéns ao TB pelos seus 7 anos de vida! 😀

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Aquino
Parabéns pelo blog
Toloko
Parabéns, o/
Thiago Mobilon
Nós não ganhamos os gadgets de teste, são todos emprestados! Os sorteios que fazíamos antigamente eram bancados com capital do próprio TB... :)
Alexandre Cinci
Parabens a equipe do TB!!! Ja fui mais comentador, mas há 3 anos venho freuqentando o blog, inclusive como top comentarista durante um tempo... Só tem uma coisa que está faltando no blog, mas com a ajuda do novo patrocinador acho que da certo: SORTEIOS!! poxa gente, tem que sortear os gadgets que vcs "ganham" hehehe
Gabriela Sousa
Parabéns meninos! Vocês merecem tudo de bom! Abraço! ;)
Thássius Veloso
Hihihi.
emanuel.campos
vejo que vocês têm seu próprio Sheldon Cooper... Parabéns! ;) (excelente trabalho em 2012, vamos para 2013, que sejam ainda mais felizes!)
juniorsousa
Esse visual do Mobilon tá meio Larry Page....rsrsrs Parabéns à toda a equipe (e porque não, família) pela qualidade do site,que já está presente em todos os meus favoritos
Matheus Mafra
Parabéns galerinha, eu sou leitor assíduo há 3 desses anos e torço pelo site. Meu login do twitter não funciona mais, mas isso é detalhe. tudo d bom pra vcs.
Domingos Teruel
Parábens a toda equipe pelo Tecnoblog, que em 2013 seja esse sucesso todo e muito mais!
Caio César
Parabéns a todos os envolvidos! :)
Thiago Mobilon
Ahhhh simultâneos! :P
Leonardo Caldas
Parabéns à equipe Tecnoblog! Que venham outros 2557 dias! :)
jeffersonmeneses
Hoje ta difícil de separar não é, acho que o melhor é usar como definição o backend pra classificar :) Infelizmente no top500 Brasil não aparecem muitos blogs, talvez se estivesse liberado um top1000, mas ainda bem que está mudando a cada ano, levando em consideração um maior engajamento de blogs como o TB. De qualquer maneira Parabéns mesmo e vida longa ;)
rodrigo rocha
Olá entrei recentimente nesce mundo de bloggar e tem me ajudado muito principalmente no meu tabalho onde cemecei a ter retorno surpreendente e a fazer novas amizades gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar sucesso aqui no seu blog Um grande abraço
Exibir mais comentários