Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Chrome não permitirá mais a instalação externa de extensões

Chrome não permitirá mais a instalação externa de extensões

Navegador bloqueia software instalado via registro do Windows

Avatar Por

Primeiro de tudo: sim, o navegador Chrome está se aproximando da versão 25. Houve um tempo em que nós noticiávamos a cada atualização quais seriam as novidades, como ainda acontece com o Firefox, o Internet Explorer e outros navegadores de reputação ilibada (eu estou usando o Opera neste momento só por causa do modo Turbo). A equipe de desenvolvimento vai melhorando o software a cada nova versão – elas saem tão rapidamente que perdemos a capacidade de acompanhar.

E a próxima atualização do browser terá uma modificação intessante no que se refere à instalação de extensões. Hoje em dia dá para instalar as extensões sem ter de ir à Chrome Web Store. Para tanto, basta adicionar alguns registros ao Windows. Dessa forma, administradores poderiam tranquilamente colocar um software importante no navegador. Porém, parece que a coisa não estava funcionando como deveria e o Google decidiu desativar a chamada instalação silenciosa de extensões.

A partir do Chrome 25

A partir do Chrome 25

O pessoal do site americano Next Web aponta para a instalação não aprovada de extensão depois de rodar o uTorrent. Isso acontece mais vezes do que se poderia imaginar – ainda mais quando o usuário não é exatamente um especialista em tecnologia, como a maioria dos leitores deste Tecnolog. Mesma coisa acontece com uma penca de antivírus até bastante famosos e costumava acontecer com o Skype. O aplicativo de VoIP da Microsoft instalava um software para identificar números de telefone contidos em páginas da web para que a ligação (via Skype, evidentemente) acontecesse com certa rapidez.

Depois de instalado, o Chrome a partir da versão 25 avisará ao internauta sobre a presença de extensões instaladas sem auxílio da Chrome Web Store. Caberá a cada um deles escolher executar normalmente a extensão ou deixá-la de lado.

Tal modificação só vale para Windows.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

joo-stan
Atenção a Google esta bloqueando muitas extensões, sempre quer que o usuário faça login. Agora a google até para eu ir ao banheiro quer faça login!
Léa Silva
Por favor, alguém pode me ajudar? O que aconteceu com a extensão FVD Video Downloader 5.2.0 do chrome? Tô precisando muito baixá-la, mas não a encontro.
Rafael Roland
Ótimo!!
Anderson S. Lima
Vale lembrar que, pelo menos aqui no Internet Explorer 10, isso já acontece. Quando um software instala alguma extensão (até mesmo o Office, minha gente), o Internet Explorer notifica o usuário e a extensão só é ativada caso o usuário abra o gerenciador de extensões e a ative.
Anderson S. Lima
Acho exatamente o contrário. O motivo pelo qual uso o Google Chrome é porque eu acho que a sincronização de dados é melhor e mais prática que a do Firefox.
Anderson S. Lima
Quem disse que não existem extensões para Internet Explorer? '-'
RamonGonz
se não desativou o recurso, só implementou uma notificação para o processo não correr "por trás", ótimo perfeita decisão
Maurício Rodrigues
O Firefox ja informa quando um apps tenta ser instalado sem consentimento do usuário. Demorou para a Google adotar no Chrome.
Zephyro
Bom, respondendo aqui ao Rafael, já que o tenebroso sistema de comentários daqui não está me permitindo responder diretamente: A Mozilla já implementou recurso similar no Fx faz tempo. blog.mozilla.org/addons/2011/08/11/strengthening-user-control-of-add-ons/
Vitor
Vamos ver se eu entendi... Ele não permite que etensões sejam instaladas por outro software? Aleluia senhor! \o/ Porém algo que me encomoda: será que desenvolvedores ainda poderão testar seus complementos?
mlhz
ninguém mais aguenta estes apps que instalam extensões no chrome. Eu desativo tudo já; mas se evitar o incomodo já esta valendo.
Leonardo Caldas
Eu até gosto do Chrome, mas tem alguns detalhes nele que acabam por me fazer continuar usando o FF. Uma delas a questão das extensões. Há algumas disponíveis para FF que simplesmente não tem equivalente a altura no Chrome. Além do mais acho o esquema de sincronia de dados e tratamento de abas do FF melhor e mais prático que o do Chrome.
Gustavo R.
Ótimo, agora tenho certeza de que Chrome é mesmo o navegador mais seguro.
Kim Vilá
palmas pro Google! crapware dá nos nervos...
Gabriel Martins
Interessante, mas só uso o Chrome para testes já que eu trabalho com desenvolvimento de sites. Como navegador padrão sou fiel ao Firefox :)
Exibir mais comentários