Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Chrome não permitirá mais a instalação externa de extensões

Navegador bloqueia software instalado via registro do Windows

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Primeiro de tudo: sim, o navegador Chrome está se aproximando da versão 25. Houve um tempo em que nós noticiávamos a cada atualização quais seriam as novidades, como ainda acontece com o Firefox, o Internet Explorer e outros navegadores de reputação ilibada (eu estou usando o Opera neste momento só por causa do modo Turbo). A equipe de desenvolvimento vai melhorando o software a cada nova versão – elas saem tão rapidamente que perdemos a capacidade de acompanhar.

E a próxima atualização do browser terá uma modificação intessante no que se refere à instalação de extensões. Hoje em dia dá para instalar as extensões sem ter de ir à Chrome Web Store. Para tanto, basta adicionar alguns registros ao Windows. Dessa forma, administradores poderiam tranquilamente colocar um software importante no navegador. Porém, parece que a coisa não estava funcionando como deveria e o Google decidiu desativar a chamada instalação silenciosa de extensões.

A partir do Chrome 25

A partir do Chrome 25

O pessoal do site americano Next Web aponta para a instalação não aprovada de extensão depois de rodar o uTorrent. Isso acontece mais vezes do que se poderia imaginar – ainda mais quando o usuário não é exatamente um especialista em tecnologia, como a maioria dos leitores deste Tecnolog. Mesma coisa acontece com uma penca de antivírus até bastante famosos e costumava acontecer com o Skype. O aplicativo de VoIP da Microsoft instalava um software para identificar números de telefone contidos em páginas da web para que a ligação (via Skype, evidentemente) acontecesse com certa rapidez.

Depois de instalado, o Chrome a partir da versão 25 avisará ao internauta sobre a presença de extensões instaladas sem auxílio da Chrome Web Store. Caberá a cada um deles escolher executar normalmente a extensão ou deixá-la de lado.

Tal modificação só vale para Windows.