A campanha começou no mês passado, com um post no blog do digg que, entre outras coisas, anunciava os resultados de uma pesquisa feita com usuários do site que ainda rodavam o IE 6. A partir daí, o movimento “IE 6 Must Die” (IE 6 Deve Morrer, em tradução livre) tomou conta da web, no Twitter, Facebook e em diversos blogs. Sites de altíssimo tráfego como o YouTube e Orkut publicaram avisos enormes visíveis somente para usuários do IE 6 dizendo que o suporte para esse navegador seria descontinuado e oferecendo novas opções. Mais de 70 outros sites também se uniram para criar um movimento mais puritano e que não envolve mortes, chamado IE6 No More (IE6 Não Mais) tornando pública sua intenção de fazer o mesmo que o YouTube e Orkut.

ie6more

More IE6! More!

Até agora a Microsoft não havia se manifestado. Foi por isso que Dean Hachamovitch, gerente geral da equipe de desenvolvimento do Internet Explorer, decidiu responder publicamente ao movimento. Em um post no IEBlog da rede MSDN, Dean oferece um “ponto de vista de um engenheiro”. Ele argumenta não em defesa do ultrapassado navegador, mas sim do profissional de TI que está com as mãos atadas em relação à atualização de certos programas dentro de empresas. Também diz que, apesar da Microsoft e dos usuários finais serem a favor da atualização para o browser mais novo, nem sempre o usuário final do PC é o responsável ou dono do computador. Muitos deles pertencem à organizações que não podem ou não tem dinheiro o suficiente para fazer a transição, que inclui instalação, treinamento e manutenção.

Dean também deixou claro que, para a Microsft, “parar de oferecer suporte para o Internet Explorer 6 não é uma opção”. “Muitas pessoas esperam que o que eles receberam com seu sistema operacional, continue funcionando”, conclui. Mas nós sabemos que nem sempre esse é o caso quando se trata de Windows e Microsoft. Tela azul da morte, alguém? [Mashable]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eleeazar Mezaikoh
Nossa é brincadeiraa eles pararem de dar suporte pro IE6, eu seei que tem navegadores mais atuais, só que no meu computador, que é 500 de HD, 4 GB de ram, e processador dua cor 2, o IE6 é o mais rápido, tem alguns aplicativos na internet, como os dos orkut, que só abre no IE6... Por isso eu acho quee não deveriaa para de dar suporte pro IE6 =//
Sergio Almeida
O engenheiro da Microsoft está corretíssimo. Mas dizer que vai continuar dando suporte para o IE6? Putz. Que ingratidão, dividir o tempo com velharia e desenvolvimento. Agora tá explicado pq o IE7 saiu daquele jeito também...
Dione
Ahh! Esqueci que o pessoal do T.I. provavelmente olha este site todos os dias também! Hahaha! Não tem problema... Não estou falando mal de ninguém... Até mais!
Wilson Santos
Infelizmente não é tão simples assim atualizar. Por exemplo, uma empresa de contabilidade que presto suporte, empresa pequena, atualização não teria custo algum e seria relativamente fácil fornecer o treinamento. Só que aí para de funcionar algumas coisas, por exemplo, site da caixa que utiliza daquele Java ultrapassado da MS ou outro sistema do governo e por aí vai (colocar o 7 foi uma luta, agora sonhando com o 8), infelizmente virou uma grande bola de neve, ninguém muda porque o outro não muda, usuário domestico pode evitar um site, empresas não. E acho que é mais fácil para outras empresas que não dão suporte ao produto e para os desenvolvedores pararem do que a MS aguentar mais reclamação porque o produto dela não tem mais suporte. Por isso que fiquei tão feliz com essas mensagens da Google, no caso do usuário domestico brasileiro, só com o Orkut já vai sumir ie6 das estatísticas :P
Dione
Baixa a Raposinha de fogo e manda ver na empresa inteira! Grátis e (pelo menos na minha opinião) melhor que IE em tudo... Detalhe: na empresa onde eu trabalho usam o o IE 6 até o momento que eu postei aqui. Tem uns dois dias que eu falei com um cara do T.I. para atualizar o meu browser e ele me disse que depois arrumava para mim o IE 7. Hahaha! Vamos ver no que vai dar não é! ps: Instalei o Firefox no meu computador aqui no trabalho. Por isso não fico triste assim com o IE! hahaahah Tenham um excelente dia!
Thássius Veloso
Realmente não demora 2 minutos para fazer a instalação em um PC. Eu enxergo dois motivos para os departamentos de TI não atualizarem o Internet Explorer: preguiça e falta de tempo.
Fabio Bracht
"Um pouco de razão ele tem, mas não é justificável que empresas não atualizem o IE por razões de custo. O IE é de graça, não demora nem 10 minutos para instalar, e o treinamento dos usuário não demora nem 2 minutos." Era exatamente isso o que eu ia comentar. Que grande sacrifício é esse para uma área de TI fazer um upgrade de navegador gratuito? Ainda mais um software da puritana Microsoft, que só muda um botãozinho de lugar se fizer MUITO sentido. Minha sugestão é a seguinte: se você tem ou cuida da parte de TI de uma empresa grande que ainda usa IE6, atualize a merda no navegador pra IE8, mande um memorando explicando as diferenças básicas da interface do programa, e quem for asno o suficiente pra não se adaptar vai pra rua por justa causa. Radical? Imagina!
Tiago Santos
Um pouco de razão ele tem, mas não é justificável que empresas não atualizem o IE por razões de custo. O IE é de graça, não demora nem 10 minutos para instalar, e o treinamento dos usuário não demora nem 2 minutos. Mas conheço casos onde as empresas não atualizam o IE por acharem que com a atualização algum de seus sistemas da época do Win98 poderá dar problema. Mas convenhamos, a maior parte dos que ainda utilizam IE6 são usuários domésticos que utilizam Windows pirata e tem medo de atualizar e a pirataria ser descoberta, ou então nem sabem que existem versões mais novas do IE.
Rafael Silva
Tou mandando um email agora mesmo! :P
Micael
Nem sempre o usuário é responsável pelo PC? Alguém avisa pra ele que existem versões 'portable' do Firefox e Chorme?