Se você gostou do Firefox OS e quer mexer um pouco com ele ou simplesmente é um desenvolvedor pensando no futuro, sua vida acaba de ficar um pouco mais simples. Já está disponível um simulador do Firefox OS que pode ser instalado como um complemento do Firefox, sem precisar esquentar a cabeça.

Uma versão beta do Firefox OS Simulator já havia sido lançada três semanas atrás, mas possuía alguns bugs e não era compatível com alguns sistemas e distribuições. Com a versão 1.0 lançada, o sistema está mais estável e funciona com mais e mais configurações diferentes de sistemas operacionais. Assim, se você pretende começar a desenvolver para o Firefox OS, já pode usar o sistema sem precisar de muito esforço.

O simulador está disponível como complemento do Firefox (faça o download aqui) e apesar do tamanho relativamente grande, o uso e a execução são simples. No vídeo abaixo, é possível ver todos os passos para instalar, executar e até mesmo instalar um aplicativo no sistema.


(Vídeo do YouTube)

Nos testes que fiz o Firefox OS rodou muito bem, apesar do teclado virtual ter travado em alguns pontos. Mas como é um sistema ainda em estágio de testes, é normal esperarmos bugs e outros problemas comuns de desenvolvimento. De qualquer forma, o Firefox OS roda bem e até mesmo simula algumas funções, como SMS e afins.

Vale lembrar que o Firefox OS usa aplicativos desenvolvidos em HTML5. Isso simplifica muito o processo de criação de aplicativos (e é uma das grandes promessas do sistema) e também facilita a vida do desenvolvedor: ao criar um app em HTML5, você garante que ele também seja compatível com Android e até possa ser acessado via web, com o mínimo de ajustes.

Com informações: BR-Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Chagas
Eu já tinha visto uma notícia falando desse complemento do Firefox a um tempo atrás
Erlam Castanho
Muito legal adorei realmente o teclado travou algumas vezes.
Caio Secco
Um tanto quanto Gay a forma qual concluiu o comentario! Só um dica só... kkkkk
Caio Secco
e no aparelho existe uma camada extra de limitação de hardware !! Me lembrou o meego (principalmente esses icones padronizados) !!
trovalds
Lento porque existem camadas extras de software pra fazer o emulador rodar. No aparelho "puro" pode ter certeza que vai rodar bem mais rápido.
Agnatos
Parece bom. Irei testar hoje, mas desde já espero que a Mozilla fique quieta e pare de ficar atualizando todo mês o navegador.
Alexandre Canuto
E eu achava o Android feio. Aí vem o Firefox OS e mostra como as coisas podem ser piores.
Dennis Willis
Concertexa , quando lançarem vai ser bem baratinho um aparelho com esse OS , porque o android ta com tudo ... Deve custar 350-400 reais ...
Dennis Willis
Eu Tenho instalado no Meu Firefox ... eu gostei já personalizei com meu gosto instalei aplicativos .apk que só rodam no android e Pegou legal nele ... eu Amei
mauraoemau
Acabei de fazer o teste com OS, sei que e beta e está cheio de bugs, porém ache ele um pouco lento.
Wagner Brito De Jesus
Esse OS pode fazer cair o preço de um aparelho?