Se você gostou do Firefox OS e quer mexer um pouco com ele ou simplesmente é um desenvolvedor pensando no futuro, sua vida acaba de ficar um pouco mais simples. Já está disponível um simulador do Firefox OS que pode ser instalado como um complemento do Firefox, sem precisar esquentar a cabeça.

Uma versão beta do Firefox OS Simulator já havia sido lançada três semanas atrás, mas possuía alguns bugs e não era compatível com alguns sistemas e distribuições. Com a versão 1.0 lançada, o sistema está mais estável e funciona com mais e mais configurações diferentes de sistemas operacionais. Assim, se você pretende começar a desenvolver para o Firefox OS, já pode usar o sistema sem precisar de muito esforço.

O simulador está disponível como complemento do Firefox (faça o download aqui) e apesar do tamanho relativamente grande, o uso e a execução são simples. No vídeo abaixo, é possível ver todos os passos para instalar, executar e até mesmo instalar um aplicativo no sistema.


(Vídeo do YouTube)

Nos testes que fiz o Firefox OS rodou muito bem, apesar do teclado virtual ter travado em alguns pontos. Mas como é um sistema ainda em estágio de testes, é normal esperarmos bugs e outros problemas comuns de desenvolvimento. De qualquer forma, o Firefox OS roda bem e até mesmo simula algumas funções, como SMS e afins.

Vale lembrar que o Firefox OS usa aplicativos desenvolvidos em HTML5. Isso simplifica muito o processo de criação de aplicativos (e é uma das grandes promessas do sistema) e também facilita a vida do desenvolvedor: ao criar um app em HTML5, você garante que ele também seja compatível com Android e até possa ser acessado via web, com o mínimo de ajustes.

Com informações: BR-Linux.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados