App do Google Maps faz estreia no iPhone com Street View

Software exibe rota com navegação ponto a ponto e orientações por voz

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 horas

Demorou, mas chegou. O Google liberou nessa quarta-feira a primeira versão do Google Maps como aplicativo independente sujeito às diretrizes da Apple. Corra lá na App Store e mande fazer o download antes de voltar para este artigo para saber das novidades presentes no software. Há quem diga que o Google está de volta na disputa pelo mercado de localização geográfica que a empresa da maçã pretendia lhe tomar.

Google Maps no iPhone
Google Maps no iPhone

O Google Maps para iPhone possui todos os recursos com os quais você se acostumou no website do serviço ou viu no aplicativo de mapas do Android. Por exemplo, a visualização de ruas pelo Street View está lá. Dá para checar o lugar exato em que o usuário tem de ir antes de sair de casa, o que costuma ser uma mão na roda – desde que a região tenha sido mapeada pelos carros superpoderosos (e cheio de câmeras) do gigante da internet.

Da mesma forma, o smartphone da Apple passa a ter acesso às informações de transporte público disponíveis no Google Maps. São Paulo, a cidade mais populosa do país, repassa dados para que o Google Maps apresente rotas e recomendações de trajeto aos usuários. Os mapas nativos do iOS 6 não trazem este recurso para cidades no Brasil (até onde sei).

Além de apresentar o aplicativo de mapas para iOS, o Google também anunciou um SDK (software development kit) por meio do qual os desenvolvedores/programadores tiram proveito da tecnologia de mapas do buscador para apresentar mapas em aplicativos da plataforma da Apple. Em outras palavras, o Google dá aos devs um modo “alternativo” de apresentar mapas sem recorrer ao ainda frágil mapa da maçã.

Google Maps para iPhone conta a navegação ponto a ponto similar ao que a TomTom faz no smartphone há muito tempo e também similar ao que ofereciam no ambiente Android desde quase sempre.

Tim Cook, o CEO da Apple, teve de vir a público pedir desculpas pelo desastroso sistema de mapas que a companhia implementou no iOS 6 e tornou padrão para os donos de iTrecos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados