Início / Arquivos / Celular /

Latitude 10 é o primeiro tablet da Dell para negócios

Dispositivo roda Windows 8 completo com acesso à área de trabalho.
SSD de 64 GB permite usar 38,6 GB depois que sistema está instalado.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Austin, Texas – A multinacional Dell mostrou nessa quarta-feira (12) o ultrabook Latitude 10 voltado especificamente para o mercado corporativo. Ora, ora, temos alguns tablets (alô, Playbook) por aí que atende esse público, você deve estar pensando. Pode ser. Ainda assim, o Latitude 10 tem grande importância para a fabricante por rodar, pela primeira vez, o sistema Windows 8 no sabor mais completo.

Eu tive a oportunidade de brincar rapidamente com um desses no centro de exposições em que ocorre o evento Dell World, nos Estados Unidos. Devo dizer que estou impressionado com a rapidez com que o dispositivo responde aos comandos no visor touchscreen de 10,1 polegadas. Michael Dell, o fundador da Dell, entrevista a ninguém menos que este intrépido repórter, disse que utiliza o Latitude 10 diariamente no escritório e ainda destaca a presença – bem como a aposta da companhia – do Windows 8.

O Latitude 10 testado por mim em seu cerne processador Atom de 1,8 GHz (Z2760) fabricado pela Intel. Espantou-me a memória RAM de 2 GB, pois eu imaginava que seria mais. Ainda assim, o aparelho responde bem no acesso à internet, reprodução de vídeos com o app nativo do Windows 8 e também na exibição de documentos do Microsoft Word.

Lembra-se que havia polêmica e dúvida em relação ao espaço que fica livre no armazenamento de tablets com o mais novo Windows. Pois bem, o Windows Explorer do Latitude 10 nos revelou que havia 38,6 GB livres de 52,2 GB reconhecidos pelo sistema. Provavelmente a Dell inclui naquele modelo específico um SSD de 64 GB. Alguns modelos do Latitude 10 terão mais – até 128 GB, obviamente custando mais caro.

Índice do Windows no Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Índice do Windows no Latitude 10

Outra curiosidade referente ao tablet para negócios, no Latitude 10 haverá modelos com bateria removível. Um vídeo publicitário mostrava o dono de uma máquina dessas trocando a bateria comum por outra maior, o que certamente dá mais autonomia de uso.

Nos ajustes do sistema operacional marcava pontuação de 3,3 pontos no índice do Windows. Não é deslumbrante, mas também não se esqueça de que estamos falando de um tablet.

Representante da Dell disse que a presença do Windows 8 completo, sem ser a versão RT, garante a compatibilidade com aplicativos mais antigos. Detalhe importante para o ambiente corporativo.

O Latitude permite plugar um Dock com acesso a uma série de portas, além de ele próprio incluir leitor de SD Card (entre outros que prefiro não mencionar pois depende do modelo). A Dell Brasil ainda não divulgou o preço para o mercado nacional. Cá no evento Dell World está saindo por 329 dólares para os presentes (no varejo custa a partir de 649 dólares). Nada mal.

O repórter viajou para os Estados Unidos a convite da Dell. Atualizado às 0h48.