Início » Arquivos » Celular » Latitude 10 é o primeiro tablet da Dell para negócios

Latitude 10 é o primeiro tablet da Dell para negócios

Dispositivo roda Windows 8 completo com acesso à área de trabalho.
SSD de 64 GB permite usar 38,6 GB depois que sistema está instalado.

Avatar Por

Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Austin, Texas – A multinacional Dell mostrou nessa quarta-feira (12) o ultrabook Latitude 10 voltado especificamente para o mercado corporativo. Ora, ora, temos alguns tablets (alô, Playbook) por aí que atende esse público, você deve estar pensando. Pode ser. Ainda assim, o Latitude 10 tem grande importância para a fabricante por rodar, pela primeira vez, o sistema Windows 8 no sabor mais completo.

Eu tive a oportunidade de brincar rapidamente com um desses no centro de exposições em que ocorre o evento Dell World, nos Estados Unidos. Devo dizer que estou impressionado com a rapidez com que o dispositivo responde aos comandos no visor touchscreen de 10,1 polegadas. Michael Dell, o fundador da Dell, entrevista a ninguém menos que este intrépido repórter, disse que utiliza o Latitude 10 diariamente no escritório e ainda destaca a presença – bem como a aposta da companhia – do Windows 8.

O Latitude 10 testado por mim em seu cerne processador Atom de 1,8 GHz (Z2760) fabricado pela Intel. Espantou-me a memória RAM de 2 GB, pois eu imaginava que seria mais. Ainda assim, o aparelho responde bem no acesso à internet, reprodução de vídeos com o app nativo do Windows 8 e também na exibição de documentos do Microsoft Word.

Lembra-se que havia polêmica e dúvida em relação ao espaço que fica livre no armazenamento de tablets com o mais novo Windows. Pois bem, o Windows Explorer do Latitude 10 nos revelou que havia 38,6 GB livres de 52,2 GB reconhecidos pelo sistema. Provavelmente a Dell inclui naquele modelo específico um SSD de 64 GB. Alguns modelos do Latitude 10 terão mais – até 128 GB, obviamente custando mais caro.

Índice do Windows no Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Índice do Windows no Latitude 10

Outra curiosidade referente ao tablet para negócios, no Latitude 10 haverá modelos com bateria removível. Um vídeo publicitário mostrava o dono de uma máquina dessas trocando a bateria comum por outra maior, o que certamente dá mais autonomia de uso.

Nos ajustes do sistema operacional marcava pontuação de 3,3 pontos no índice do Windows. Não é deslumbrante, mas também não se esqueça de que estamos falando de um tablet.

Representante da Dell disse que a presença do Windows 8 completo, sem ser a versão RT, garante a compatibilidade com aplicativos mais antigos. Detalhe importante para o ambiente corporativo.

O Latitude permite plugar um Dock com acesso a uma série de portas, além de ele próprio incluir leitor de SD Card (entre outros que prefiro não mencionar pois depende do modelo). A Dell Brasil ainda não divulgou o preço para o mercado nacional. Cá no evento Dell World está saindo por 329 dólares para os presentes (no varejo custa a partir de 649 dólares). Nada mal.

O repórter viajou para os Estados Unidos a convite da Dell. Atualizado às 0h48.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adérito Ariston
Incrivel máquina, mas o estranho é que para o mais recente tablet a Dell nao opta pelo Windoows RT, o que terá sido visto de anormal??
Marcos Pigatto
Descontos de até R$400 em Tablet Latitude Dell Acesse: http://bit.ly/YfqD0u e confira!
Thássius Veloso
É o Windows 8 normal, até onde sei. Não é Pro, nem RT.
Gustavo Rodrigues
Achei interessante. Vamos aguardar e ver por quanto ele chega aqui...
fac_713198649
Só um detalhe: Usei Ubuntu 12.10 e Windows 8, ambos de 32 bit, nos comparativos. Windows 8 64 bit é bem mais pesado.
Kessler
Os AMD de baixo desempenho são umas inhacas. O Atom roda o Windows 7 decentemente, testei em um dos primeiros modelos (single core) com apenas 1GB de RAM e funcionou bem.
fac_713198649
Tenho um Aspire One 722 com AMD C-50 e só o Windows 8 roda de forma satisfatória. O Ubuntu fica impraticável. E já testei em vários netbooks.
Guilherme Macedo C.
Meu netbook (Asus 1215B) com AMD C-50 não roda bem não. Nem o 8 nem o 7. A lentidão é tremenda se comparada ao Ubuntu, por exemplo. Já no meu desktop, a coisa melhora muito e o 8 está mais rápido e fluido que o 7.
Guilherme Macedo C.
Então, mas a arquitetura é ARM, mas os modelos e fabricantes são variados. No vídeo acima, que mostrei, mostra como há diferenças entre fabricantes. Há diferenças tbm de modelos da mesma fabricante.
Vinícius
O iPhone 4S esquenta pra caramba, e o processador é relativamente novo.
Guilherme Macedo C.
Que bom :P
Guilherme Macedo C.
Vinícius, Omnia W usa um Snapdragon S2 (já estamos na versão S4), bem mais antigo que o processador da Intel.
Vinícius
Mas fazendo um comparativo... Meu Omnia W - ARM esquenta muito mais que o Razr I do meu amigo - intel...
fac_713198649
Cara, o Windows 8 está rodando bem até em netbook (Atom single core) por aí. Imagina nesse dual core e HT. Faça um teste.
RamonGonz
"Windows 8 completo" seria o Windows 8 Pro? É a mesmíssima versão do Windows 8 Pro pra desktop? Se sim, nunca imaginei que rodasse bem numa configuração assim (Atom / 2gb RAM)...
Exibir mais comentários