Intel lança primeiros processadores Atom para servidores

Atom S1240 possui TDP de apenas 6,1W

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias

A Intel lançou ontem os primeiros processadores Atom desenvolvidos especialmente para servidores. Com baixo consumo de energia, os chips da família S1200 serão voltados para servidores de pequeno porte e sistemas de armazenamento de dados, que não exigem um processador muito potente.

É claro que os processadores Atom não são conhecidos por serem os mais rápidos do mercado, mas aqui a proposta é diferente: construir datacenters sustentáveis. O Atom S1240, mais econômico da família, possui um TDP de apenas 6,1W, o que implica baixa dissipação de calor e baixo consumo de energia. É bem menos que um Intel Xeon E3-1240, que possui TDP de 80W.

Em aplicações escaláveis mais leves, a performance por watt dos novos Atom S1200 é bem superior aos Xeon, como mostra o gráfico feito pela HP. Em tarefas de processamento intenso, no entanto, o peso-pena da Intel ainda decepciona, então a escolha vai depender da finalidade do servidor.

A AMD também está apostando em processadores Opteron para servidores com baixo consumo de energia, mas eles terão arquitetura ARM de 64 bits e devem chegar ao mercado apenas em 2014. Os chips da AMD serão baseados no Cortex-A50, que promete fornecer o triplo de desempenho dos smartphones atuais.

A nova família de Atoms é composta pelos modelos S1220, S1240 e S1260 com núcleo duplo, fabricação de 32 nanômetros, frequências de 1,6 GHz a 2,0 GHz e suporte a até 8 GB de memória DDR3 de 1.333 MHz, com preços começando em apenas US$ 54. Os processadores estarão disponíveis em breve nos servidores da Dell, HP, Supermicro e outros fabricantes.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados