Início / Arquivos / Internet /

Twitter faz retrospectiva do ano de 2012

Foto de Barack Obama recebeu mais de 810 mil retweets

Lucas Braga

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O que define o Twitter é o momento. É uma rede social que não teria graça alguma se não houvesse aquele monte de informações circulando vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. O Twitter filtrou esse monte de informações e revelou hoje uma retrospectiva do ano de 2012 com base no uso dos serviço.

Na categoria “Tweets de Ouro”, o presidente americano Barack Obama ganhou destaque pelo tweet mais retweetado do ano (e de toda a história do Twitter). Foi uma foto com a primeira-dama Michelle Obama, com os dizeres “Mais quatro anos”. O tweet foi publicado logo após a apuração das eleições americanas, que reelegeu Barack Obama. Esse tweet ganhou mais de 810 mil RTs, bem como 300 mil marcações como favorito.

A categoria “Pulso do planeta” representa as maiores conversas do ano em torno de eventos únicos que geraram um grande número de tweets e RTs. As Olimpíadas de Londres geraram mais de 150 milhões de tweets em seus 16 dias. A maior conversa girava em torno do atleta Usain Bolt, que conquistou ouro na corrida de 200 metros: foram 80 mil tweets por minuto.

As eleições dos EUA também ganharam destaque, de forma que o primeiro debate eleitoral gerou 10 milhões de tweets. No dia da eleição, foram mais de 31 mil tweets enviados. O furacão Sandy também gerou um grande número de tweets: entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro foram mais de 20 milhões de tweets. Os protestos para os projetos SOPA e PIPA também foram bem representativos.

O Brasil foi representado pela entrada do rei do futebol Pelé na rede social. Ainda, a jornalista Fátima Bernardes foi indicada como uma nova voz no Twitter, junto com o Papa e o cantor coreano Psy.

Para ver o relatório completo, basta acessar o hotsite da retrospectiva de 2012. E se você quer um pouquinho mais de nostalgia, pode ver o que aconteceu nos anos de 2011 e 2010. O serviço também firmou parceria com o Vizify, para que você possa fazer a sua retrospectiva.

Na semana passada, o Twitter inaugurou o escritório no Brasil e divulgou o que os brasileiros mais comentam. Veja o post na íntegra.