Mais recursos no Unity

Enquanto o Ubuntu 13.04 vai aos poucos tomando forma, novidades interessantes começam a aparecer. Em breve será possível fazer compras direto do Dash, sem precisar abrir nenhum programa extra.

A informação foi publicada no blog da Canonical, trazendo não só essa notícia como também outras novidades para o amado (ou não) Unity. A ideia de transformar o Dash num sistema global de busca e compra já nasceu no Ubuntu 12.10, mas agora eles querem dar um passo além.

Por exemplo, ao procurar por “The Beatles” no Ubuntu 13.04, ele exibirá não apenas músicas e vídeos existentes no seu HD ou na sua rede local, mas também resultados do YouTube, Amazon, Last.fm e outros serviços. Tudo isso sem precisar abrir um navegador ou algo do tipo. É como se você estivesse procurando um arquivo, simples assim.

Outra novidade é que será possível comprar programas do Centro de Software e músicas da Music Store direto do Dash também, sem complicações ou muitas telas. Usando o Ubuntu One, a Canonical pretende criar um esquema de pagamentos instantâneo permitindo a você procurar uma música específica, clicar em “Comprar” e apenas esperar o download para começar a ouvir. Obviamente o acervo da Music Store não se assemelha a outras gigantes do mercado, mas ainda assim é um passo e tanto.

Apesar de muita gente estar torcendo o nariz para o Unity e principalmente para algumas decisões da Canonical, precisamos concordar que algumas dessas mudanças são realmente inovadoras e têm potencial. Resta saber se essas novidades todas serão capazes de trazer mais e mais usuários para o sistema, ao invés de só afastar aqueles que preferem um Linux mais “puro”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados